
Ficha Técnica:
Rei Arthur (King Arthur) EUA 2004
Diretor: Antoine Fugua
Estúdio: Touchstone Pictures
Elenco: Clive Owen, Ioan Gruffudd, Ray Winstone, Keira Knightley.
Na véspera da libertação dos cavaleiros de Arthur, que são sármatas, o bispo de Roma pede uma última e extremamente perigosa missão para os homens. Eles devem resgatar uma família romana, cujo rapaz é o afilhado preferido do Papa e que está localizada no território dos temíveis Woads, uma tribo inimiga. Além disso a região está cercada por saxões que, na véspera da retirada romana da britânia, planeja uma invasão aos territórios da bretanha. Nessa viagem de resgate, Arhtur descobre que a Roma que ele e seus cavaleiros lutaram tanto para defender, verdadeiramente não existe e eles devem então travar uma batalha contra os saxões, se aliando aos outrora inimigos Woads que tem como membros a bela Guinevere e o mago Merlin.
Rei Arthur apresente uma versão um tanto diferente da lenda original de Arhtur e os cavaleiros da távola redonda e apresenta Arhur não como um rei, mas como um general de exércitos lendários. Essa abordagem foi trabalhada também no recente Best-seller de Bernard Cornwell, As Crônicas do Rei Arthur. Clive Owen foi uma excelente escolha para o papel de Arhtur que se diz ser uma homem gentil, sábio e forte. Lancelot já é mostrado de forma diferente, como um homem que foi arrancado de seu lar e luta por sua própria liberdade, sem se importar com ninguém além dos próprios amigos. A religião de Arthur é questionada pelo amigo que depois de presenciar tanta morte não pode acreditar que Deus esteja presente para proporcionar justiça ao mundo.
Guinevere e Merlin são a dose de pouco bom senso no filme. Guinevere consegue ser uma personagem até convincente e atraente apesar da "armadura" que serve apenas como apetrecho sensual. Merlin, que é um dos personagens mais importantes na lenda de Arthur, é tratado no filme como menos do que um coadjuvante, e lembra mais um mendigo doido do metrô de Nova York do que o sábio mestre que ajudou Arthur em toda a sua vida.
Rei Arthur tem boas cenas de ação e bons atores, mas deixa um pouco a desejar na elaboração da personalidade de alguns dos personagens como Guinevere. Ainda assim, para um assunto que já foi exaurido no cinema e na literatura, o filme apresenta uma nova visão que dá um aspecto mais interessante ao filme do que muitos de seus predecessores.
Fico por aqui hoje!
Até breve!











