terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Burn After Reading


Ficha Técnica:

Queime Depois de Ler (Burn After Reading) EUA 2008

"Inteligence is relative"

Diretores: Joel e Ethan Coen

Escritores: Joel e Ethan Coen

Estúdio: Focus Features

Elenco: Brad Pitt, John Malkovich, George Clooney, Tilda Swinton, Frances McDormand.


Um ex-analista da CIA é despedido e resolve iniciar um livro com suas memórias. Traído pela mulher fria, Osbourne Cox é agressivo e impaciente e inicia sua jornada com uma enorme confusão. O disco contendo informações e suas memórias da agência acaba caindo nas mãos de dois inescrupulosos e nada inteligentes trabalhadores de uma academia: Chad Feldeheimmer e Linda Litzke, que tentam vendê-lo de qualquer jeito, criando uma divertida e perigosa confusão que envolve amantes, agentes, alheios e todo tipo de mal entendido possível.

Joel e Ethan Coen atraíram a atenção dos críticos com o elogiado "Onde os Fracos não tem Vez" que levou o Oscar de melhor filme neste ano. Em Queime Depois de Ler, os irmãos Coen mostram novamente a genialidade e originalidade absurdas e deliciosas que possuem. O filme é completamente diferente de tudo que já foi feito, quase não podendo ser encaixado em um gênero. O humor é perfeitamente negro, deixando o espectador surpreso em cada cena. A sucessão de eventos é mais estranha do que se podia imaginar, e envolve uma série de comportamentos potencialmente psicopatas de pessoas completamente diferentes, unidas pelas estranhas circunstâncias da vida.

O elenco não podia ser melhor. A escolha de Brad Pitt para encarnar o completamente retardado Chad parece inusitada já que ele é o costumeiro galã. Mas Pitt é também um excelente ator e prova ser capaz de tudo ao representar com genialidade de gente grande o tapado trabalhador da academia. Chad faz par com o personangem igualmente carismático de Frances McDormand, e juntos eles formam uma dupla que simplesmente tinha tudo para dar errado: os únicos que aparentemente ainda não sabem que a Guerra Fria acabou e que julgam o punhado de informações inúteis que tem, suficientes para entrarem em uma espécie de submundo da espionagem.

Unindo uma direção impecável a um roteiro original e às cenas completamente íntimas e reconhecíveis, Queime Depois de Ler vai além do patamar da típica comédia, mostrando uma situação inédita com inteligência e irreverência dignas de aplausos de pé. Uma excelente escolha, qualquer que seja o seu gosto.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: