domingo, 7 de dezembro de 2008

The Italian Job


Ficha Técnica:

Saída de Mestre (The Italian Job) EUA/França 2003

"Get in. Get out. Get even"

Diretor: F. Gary Gray

Escritores: Troy Kennedy-Martin (versão de 1969)

Donna Powders (roteiro)

Estúdio: Paramount Pictures

Elenco: Mark Wahlberg, Charlize Theron, Edward Norton, Donald Sutherland, Seth Green


A equipe de ladrões muito profissionais liderada por Charlie Croker acaba de cometer um grande crime. Perfeito. Mas quando um dos membros da própria equipe trai os demais e custa a vida de alguém, Charlie planeja sua vingança que envolve roubar de volta o que foi tirado deles causando um dos maiores congestionamentos da história de Los Angeles.

Saída de Mestre é baseado em um outro longa de 1969 de Michael Caine, com o mesmo nome. Os tempos mudaram, mas a trama continua sendo charmosa, surpreendente e absolutamente genial. O filme consegue dosar com perfeição as difíceis medidas de ação, mistério e crime deixando o espectador completamente hipnotizado, fascinado, intrigado, curioso e emocionado. A equipe é composta daquelas pessoas incríveis demais para serem verdade: diálogos afiados, flertes sofisticados e um conhecimento fora do normal sobre as mais diversas áreas relacionadas ao roubo. Mas é justamente por isso que o filme consegue ser tão divertido: engraçado de forma inteligente e com perseguições que não são exatamente estilo 007.

O personagem de Mark Wahlberg é bom. Sem muita profundidade, mas tudo que você poderia pedir de um ladrão com bom coração. Charlize Theron é belíssima, mas não precisa se utilizar de sua beleza estonteante para chamar a atenção dos homens ou dos espectadores: ela o faz com presença, sofisticação e um toque um tanto "pessoal" que nos faz imaginar que talvez poderíamos ser como ela. O holofote está, como de costume, sobre Edward Norton, que só não ofusca os colegas pela incrível diversidade de papéis do filme, que dá espaço para que cada personagem se desenvolva com o próprio espaço. Ainda assim, Norton é brilhante, atraente e convincente, no papel provavelmente mais difícil de interpretar: o do único homem que não sabe de tudo.

Aliando a inteligência dos filmes de crime com uma ação explosiva, carros velozes e belos personagens, Saída de Mestre é uma excelente diversão com um "que" de diferente, que merece ser vista por todos os admiradores do cinema.


CURIOSIDADES: O segundo filme da série, entitulado "The Brazilian Job" tem estréia prevista para 2011. O elenco do primeiro filme tem a presença confirmada de volta neste novo longa, com exceção de algumas pessoas. Charlize Theron, Mark Wahlberg e Seth Green são alguns dos que já confirmaram participação na sequência. Com a excelência do primeiro filme e um título tão atrativo, roemos as unhas para ver o que será desta nova obra.


Fico por aqui hoje.

Até breve.

Nenhum comentário: