quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Vantage Point


Ficha Técnica:

Ponto de Vista (Vantage Point) EUA 2008

"8 strangers. 8 points of view. 1 truth"

Diretor: Pete Travis

Escritor: Barry Levy

Estúdio: Columbia Pictures

Elenco: Dennis Quaid, Forest Whitaker, Sigourney Weaver, Ayelet Zurer, William Hurt, Mathew Fox


Quando o presidente Ashton, dos EUA, participa de uma convenção na Espanha para falar sobre terrorismo, os agentes do serviço secreto Thomas Barnes e Kent Taylor são designados para protegê-lo. Uma tentativa de assassinato contra o presidente é cometida e oito completos estranhos vêem o ocorrido sobre perspectivas diferentes, cada uma delas com algo a acrescentar. Se inicia então uma busca frenética pelo assassino que tenta escapar, e as informações são montadas como peças de um quebra cabeça, correndo contra o tempo.

Ponto de Vista pode ser acima de tudo, bem exaustivo. A cena do "assassinato" do presidente é repetida oito vezes para mostra o ponto de vista de cada um, e ela não é uma cena curta. Fora este pequeno contratempo, o filme cumpre bem o seu papel de deixar o espectador tenso, não a tensão de um filme de terror, mas aquela em que é preciso colar os olhos na tela para tentar compreender a história que se desenrola. Os pontos de vista são muito bem explicados e revelam, mesmo que de forma sutil, pistas que envolvem a platéia em uma investigação sincronizada com o elenco.

Forest Whitaker, rouba o brilho de todos os outros, como sempre acontece cada vez que aparece em um filme. O ator dá uma gentileza e simpatia tão grande ao seu personagem que comove o espectador e o faz prestar mais atenção nele do que no rebuliço que se desenvolve na praça lotada. Dennis Quaid e Mathew Fox estão ambos bem fracos: o primeiro pois já se apresenta a algum tempo em uma decadência na carreira. O segundo porque apesar de ter sido lançado para o estrelato como um foguete pelo seriado "Lost", não consegue convencer nem uma criança de seus papéis na telona.

A solução do filme é inteligente e surpreendente, mais do que suficiente para transformar Ponto de Vista em um filme no mínimo divertido. Não esperem ação ao estilo Bourne, ou suspense ao estilo "Silêncio dos Inocentes". Ponto de Vista está mais no patamar de filmes médios, que divertem, mas não marcam.


Fico por aqui hoje!

Até breve!


Nenhum comentário: