quinta-feira, 19 de março de 2009

The Fugitive


Ficha Técnica:

O Fugitivo (The Fugitive) EUA 1993

"A murdered wife. A one-armed man. An obsessed detective. The chase begins"

Diretor: Andrew Davis

Escritores: Roy Huggins (personagens)

David Twohy (história)

Estúdio: Warner Bros Pictures

Elenco: Harrison Ford, Tommy Lee Jones, Julianne Moore, Sela Ward, Joe Pantoliano


O médico-cirurgião, Dr. Richard Kimble, é injustamente acusado do assassinato de sua esposa. Quando Kimble vai ser transferido para outra prisão, o veículo que o transporta sofre um acidente e ele se vê engajado em uma fuga alucinada do agente Sam Gerard enquanto tenta provar sua inocência, caçando o verdadeiro culpado.

O Fugitivo é prova de que um filme de ação não precisa ter "sacação" para ser bem sucedido. A trama de Kimble é envolvente do início ao fim, muito graças às atuações brilhantes de Harrison Ford e Tommy Lee Jones.

O Fugitivo não foi o primeiro e nem será o último a trabalhar com a trama do personagem que é acusado de um crime que não cometeu, mas a fórmula funciona: o espectador permanece angustiado, ansiando a cada minuto para que justiça seja feita na tela. Obviamente, Kimble é o personagem que todos amamos: um médico amoroso e dedicado, que mesmo no ritmo mais alucinante de fuga, arruma maneiras de ajudar os outros, ou de se ajudar sem prejudicar ninguém.

O ritmo frenético não remonta a filmes do estilo Michael Bay, onde o público mal tem tempo de respirar, mas é brilhante justamente por sua execução dosada, no limiar entre desnortear e entediar o espectador. Tommy Lee Jones, que ganhou um Oscar por seu papel como Sam Gerard, é um policial encantador embora seja clichê: durão, persistente, mas capaz de admitir quaisquer erros que ele possa cometer em sua volúvel profissão. Cenas eletrizantes, bons atores, um roteiro bem montado e parte técnica impecável: O Fugitivo faz sua entrada de honra na lista de filmes que nunca vão envelhecer.


NOVIDADES: Tom Cruise revelou para a imprensa japonesa que está trabalhando na continuação de sua série de sucesso, Missão: Impossível 4. A Paramount, responsável sobre os outros filmes da franquia, não se pronunciou sobre o assunto.


FIco por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: