terça-feira, 3 de março de 2009

Tropa de Elite


Ficha Técnica:

Tropa de Elite (Elite Squad) Brasil 2007

"Nas ruas do Rio de Janeiro, só a elite sobrevive"

Diretor: José Padilha

Escritores: André Batista (livro)

Bráulio Mantovani (roteiro)

Estúdio: Zazen Produções

Elenco: Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Fernanda Machado, Fábio Lago


Em Tropa de Elite, o Capitão Nascimento do batalhão de operações especias do Rio, o BOPE, precisa achar um substituto para ele, as vésperas da visita do papa ao Brasil. Ele é designado para treinar uma nova turma para o BOPE e passa a observar de perto dois aspirantes a agentes: André Matias e Neto.

Tropa de Elite chegou no momento certo para chamar a atenção do mundo para o crescimento do cinema brasileiro. Excelentes atores, cenários impecáveis e uma história cativante já eram suficientes para colocar o filme no topo das listas de críticos e de público. Mas a originalidade da abordagem sobre o crime nas favelas e a fiel retratação da realidade transformam Tropa de Elite em uma experiência política e social que gerou questionamentos em diversos países sobre a situação da "guerra civil" no Rio de Janeiro.

O carisma do implacável Capitão Nascimento o transformou em um ídolo nacional e ajudou o já bem sucedido e talentoso Wagner Moura a mostrar do que era capaz para aqueles que ainda não tinham tido a oportunidade de observar sua atuação. O filme é repleto de conflitos morais extremamente discutíveis, mas que mostra apenas o lado dos policiais, fato pelo qual foi muito criticado. Um dos únicos filmes brasileiros que mostram um elenco não tão "estrela", mas que impressiona na hora de mostrar serviço desde o principal até o figurante.

O cenário do Rio contribuiu para o sucesso do filme e é mais um exemplo de como a realidade que retrata pode tocar muito mais aqueles que estão cientes dela do que aqueles que nem sequer sabiam de sua existência. O filme serviu para mostrar que embora o cinema dê prioridade aos conflitos civis na África ou a guerra no Oriente Médio, o Brasil possui um drama pessoal do tipo mais perigoso: um poder paralelo, escondido dos olhos do globo.


NOVIDADES: A Walden Media em parceria com a FOX definiram a data de estréia do terceiro "As Crônicas de Nárnia" para 10 de dezembro de 2010. Desde que a Disney anunciou que não iria financiar o projeto, rumores correram sobre o cancelamento da produção, mas a Fox se apressou em apanhar as sobras e agora está na cabeça das filmagens que começam no verão americano.


Fico por aqui hoje!

Até breve!



Nenhum comentário: