quinta-feira, 26 de março de 2009

Gone with the wind


Ficha Técnica:

...E o vento levou (Gone with the wind) EUA 1939

"The most magnificent picture ever"

Diretor: Victor Fleming

Escritores: Margaret Mitchell (romance)

Sidney Howard (roteiro)

Estúdio: Selznick International Pictures

Elenco: Vivian Leigh, Clark Gable, Hattie McDaniel, Leslie Howard, Olivia de Havilland


Em meio ás dores da guerra da secessão nos EUA, a jovem Scarlett O'Hara tem planos próprios. Embora seja o objeto de desejo de todos os homens, ela quer apenas um que não a ama: Ashley Wilkes, prestes a se casar com a bondosa Melanie. Mas a surpresa vem para Scarlet na forma do visitante de Charleston, um homem diferente e um tanto rude chamado Rhett Butler. Forçada a enfrentar a realidade dura da guerra, Scarlet se transforma de jovem mimada em fazendeira trabalhadora, amante de sua terra de Tara. Rhett e Scarlett criam então uma vida a dois cheia de amor escondido e ressentimento.

...E o Vento Levou é um clássico. Isso não pode ser debatido. Mas mesmo depois de 70 anos, ele continua tão espetacular e de tirar o fôlego como sempre foi. Poucos filmes, hoje ou há 70 anos podem se igualar à fotografia perfeita do romance, repleta de paisagens belas do campo americano. A guerra de secessão se transforma em pano de fundo para uma história de vida espetacular, e Scarlett O'Hara se tornou uma das primeiras heroínas da história do cinema. Sua força, paixão e vivacidade a transformavam numa personagem muito a frente do seu tempo, interpretada com maestria pela belíssima Vivian Leigh.

Esqueçam o romance do século 21. Embora antiquado, o romance do filme é extremamente apelativo ainda hoje e o casal Scarlett e Rhett parece ter sido inspirado na megera domada de Shakespeare, com os melhores toques do Sul dos EUA. A música que serve de trilha sonora para o filme é uma das mais belas já compostas para a sétima arte e pode ser apreciada mesmo anos depois de sua criação. Preparem-se, porém: três horas e meia de duração para um filme da década de 30 não é exatamente o esperado, mas vendo o longa com olhos para apreciar sua beleza, é garantia de que as três horas passarão muito normalmente. Uma belíssima obra prima com grandes nomes do cinema e um clássico para ser apreciado por muitas gerações ainda por vir.


CURIOSIDADES: Na famosa cena de beijo entre Scarlett e Rhett, a atriz que interpretou Scarlett, Vivian Leigh, declarou ter detestado o beijo do ator Clark Gable devido ao seu mau hálito. Mas a cena não perdeu nada com isso.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: