segunda-feira, 30 de março de 2009

The Sixth Sense


Ficha Técnica:

O Sexto Sentido (The Sixth Sense) EUA 1999

"I see dead people"

Diretor: M. Night Shyamalan

Escritor: M. Night Shyamalan (roteiro)

Estúdio: Barry Mendel Productions

Elenco: Bruce Willis, Haley Joel Osment, Tony Collete, Mischa Barton, Donnie Wahlberg


Um psicólogo infantil sofre um atentado de um dos pacientes que ele não conseguiu curar. Anos depois ele vê em Cole, um menino com os mesmos sintomas de seu antigo paciente, a chance de se redimir. Cole é recluso, anti-social e acima de tudo ele possui um segredo que só divide com o psicólogo Malcom Crowe: ele vê espíritos que não sabem que estão mortos e continuam seguindo suas vidas como se nada tivesse acontecido.

É desnecessário dizer que uma das coisas que mais atrai em O Sexto Sentido é o final surpreendente (que eu obviamente não irei revelar), mas mesmo para quem já conhece o final, vale a pena assistir o filme mais uma vez, apenas para contemplar e observar a perfeição com que foi executado, tendo agora informações adicionais.

Shyamalan, diretor um tanto instável, fez sucesso com este longa sobre o perturbado menino Cole. Mas ao contrário de outros suspenses que Shyamalan viria a dirigir, Sexto Sentido é ao mesmo tempo tenso e belo. As cenas são pensadas em seus mínimos detalhes, pequenas coisas assustadoras como portas de armários se abrindo em questão de segundos sem a menor explicação. O fato de que os "fantasmas" possam machucar Cole só torna o suspense um tanto pior a medida que o espectador começa a compreender as estranhezas do universo do menino e sentir na pele sua aflição.

As revelações perturbadoras de Cole e as cenas de pânico do garoto são frutos de um bom roteiro e boa direção, mas acima de tudo de uma excepcional atuação do menino Haley Joel Osment, que foi indicado ao Oscar pelo seu papel em o Sexto Sentido. A inocência de uma criança, com o rosto tão angelical como o de Cole, se mescla com a força do psicológico que o atinge, transformando-o em um menino com olhos de adulto transtornado.

A força do suspense se encontra também na completa solidão de Cole que tem plena consciência de que terá de lidar com tudo sozinho, já que não há ninguém (como normalmente acontece em filmes do gênero) que acredite na sua habilidade de falar com os mortos, quase sempre violentos. O melhor filme de Shyamalan, o Sexto Sentido vale a pena por todos os seus aspectos unidos de forma a deixar o espectador tão angustiado quanto seu protagonista.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

3 comentários:

Eduardo Pereira disse...

Que bunitinho, mudou o layout do flog.

Ficou melhor mesmo, só falta um banner lá em cima ao invés do escritinho simplório de "A Sétima Arte".

E droga, por pouco não pego o post da vaselina na câmera! Mais dai não teria layout novo e eu ficaria sem muitas coisas pra comentar, mundo cruel.

Thaís disse...

Tá ótimo agora, Lu!!
Uhul! Sucesso no "blog novo".
E bora fazer uma sessão Sexto Sentido porque o filme é foda!

Eduardo Pereira disse...

Poisé, e eu estou tentando arrumar uma fotozinha minha pra acompanhar meu pequeno grande nome que vem logo antes do meu post.

Mais dai você sabe né... Tenho que lembrar da necessidade de tirar a foto, tenho que vencer a preguiça de ir até o escritório e pegar a câmera EEEE ela deve ser num dia que eu me sinta sexualmente atrativo!! Acho que vou acabar ficando sem foto mesmo, ou coloco um desenho.