quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

The Curious Case of Benjamin Button


Ficha Técnica:

O Curioso Caso de Benjamin Button (The Curious Case of Benjamin Button) EUA 2008

"Life isn't measured in minutes, but in moments"

Diretor: David Fincher

Escritores: Eric Roth e Robin Swicord (roteiro)

Estúdio: The Kennedy/Marshall Company

Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton, Julia Ormond, Taraji P. Henson


No dia em que o furacão katrina atingiu Nova Orleans, uma velha senhora, Daisy, pede para que sua filha Caroline leia para ela o diário de um homem chamado Benjamin Button. Caroline começa então a contar a história de Benjamin que nasceu nas mais curiosas circunstâncias, com todos os sintomas de um homem velho. Mas o bebê que parece ter pouco mais do que alguns dias de vida se prova ainda mais extraordinário quando começa a rejuvenecer a medida que todos os outros envelhecem.

Benjamin Button foi indicado para treze Oscars este ano e levou para casa apenas três. Mas as indicações refletem a majestade e sensibilidade de um filme completamente original, surpreendente e emocionante. O filme se utiliza do melhor que a maquiagem e efeitos visuais tem a oferecer, aliando-os com a atuação impecável de grandes atores, uma direção brilhante e um roteiro original. O argumento já basta para fazer o espectador pensar: o que seríamos capazes de fazer se tivéssemos um corpo jovem com todas as experiências e a sabedoria da velhice? Sem dúvida, seria uma vantagem, mas o preço é alto demais para qualquer um suportar. Benjamin é forçado a enfrentar uma solidão imensurável, ainda que esteja rodeado de pessoas que o amem e de aventuras que o tornam cada dia mais jovem. Ele é afinal de contas o único remando contra a maré da natureza e a morte é uma presença constante.

Benjamin é, ainda por cima, criado em um asilo, o que lhe dá o testemunho em primeira mão de compreender as dificuldades da idade embora ele mesmo nunca vá sofrê-las. Ou melhor, ele não está indo em direção a elas. Brad Pitt é impecável e mostra mais uma vez sua capacidade de se adaptar a todo tipo de papel. O desafio que ele enfrenta nunca foi feito antes: interpretar o corpo de um velho, com a mente de uma criança. Sua situação sensibiliza o espectador desde o primeiro momento e torna impossível desviar os olhos de suas peripécias pelo mundo. As duas protagonistas femininas, Cate Blanchett e Taraji. P Henson não são ofuscadas por Pitt e dão também shows de atuação interpretando duas mulheres que vêem o curioso Benjamin de formas completamente diferentes. O sentimento maternal de Taraji é visto em cada olhar e movimento enquanto Blanchett exibe elegância, juventude e amor em cada cena.

As três horas de filme são cruciais para mostrar a lentidão do desenvolvimento da vida de Benjamin e para imergir o espectador nesta inacreditável história de vida. Outros aspectos como a fotografia brilhante e os diálogos perfeitamente escritos contribuem para fazer de Benjamin Button um filme inesquecível e uma experiência única como só o cinema pode trazer.


NOTÍCIAS: Cate Blanchett confirmou sua participação no novo longa "Robin Hood". O filme conta a história do infame príncipe dos ladrões e terá Russel Crowe no papel principal e Ridley Scott, de "Gladiador" na direção. O projeto tem previsão de lançamento para 2010.


FIco por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: