sábado, 7 de fevereiro de 2009

The Spirit


Ficha Técnica:

The Spirit (The Spirit) EUA 2008

"My city screams. She is my lover. And I am her spirit"

Diretor: Frank Miller

Escritores: Frank Miller (roteiro)

Will Eisner (quadrinhos)

Estúdio: Lionsgate

Elenco: Gabriel Macht, Scarlett Johansson, Eva Mendes, Samuel L. Jackson, Sarah Paulson, Jaime King, Dan Gerrity


The Spirit é baseada na famosa série de quadrinhos de Will Eisner sobre um policial, Denny Colt, que é assassinado mas volta a vida na forma do defensor de sua amada cidade cujo codinome é Spirit. A vida de Colt é cercada de belas mulheres incluindo sua musa Ellen, seu amor de infância Sand Saref e a própria morte, Lorelei, que anseia para ter o detetive em seus braços. Mas o único e verdadeiro amor de Spirit é sua cidade que lhe dá tudo que ele precisa e o abriga enquanto ele a protege. Spirit se envolve em uma troca poderosa entre Sand Saref e seu arquiinimigo, Octopus, e ele precisa descobrir o que cada um deles pretende.

Frank Miller foi aclamado por "Sin City" e posteriormente por "300" e mostrou ao mundo que ele possui uma forma única de fazer filmes, tornando seu estilo inconfundível. Ele também é responsável pelo quadrinho que deu origem ao filme "Batman Begins" e depois a "Batman: The Dark Knight". Miller constrói e dirige histórias politicamente incorretas, com um humor extremamente refinado, um certo nível de sensualidade e um toque noir no melhor estilo de filmes policiais da década de 50. Essa misturada toda pode parecer colidir, e realmente o faz, mas de uma forma surpreendente que não agrada a todo mundo, mas que é capaz de conquistar completamente outros.

Em The Spirit, Miller realiza seu melhor trabalho. O charme das muitas mulheres e a dureza porém sensibilidade do herói transformam o filme em uma deliciosa e irreverente viagem às paginas dos quadrinhos modernos. Scarlett Johansson como a bela Silken Floss é sem dúvida a melhor atriz do filme, mas ela tem a seu favor a interessante personalidade de Floss, uma mulher séria que não tem muita paciência para os teatros de seu soberano, Octopus. As brigas entre Octopus e Spirit são extremamente divertidas, com um "quê" de exagerado e uma pitada de épico.

O mais original dos filmes de Frank Miller porém é o visual. As cores são fracas, quase pretas e brancas no caso de The Spirit, com destaques para algumas cenas ou objetos de cores mais marcantes como a gravata vermelha do personagem principal - sua marca registrada - ou o brilho das jóias da sensual Sand Saref. Embora o tom seja de sobriedade, Miller arruma espaço suficiente para brincar e seduzir os espectadores com o constante jogo de palavras, o charme dos personagens e a simplicidade da história.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: