quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

High School Musical 3: Senior Year


Ficha Técnica:

High School Musical 3: Ano de Formatura (High School Musical 3: Senior Year) EUA 2008

"High School Graduation"

Diretor: Kenny Ortega

Escritor: Peter Barsochinni

Estúdio: Walt Disney Pictures

Elenco: Zac Efron, Vanessa Hudgens, Ashley Tisdale, Lucas Grabeel, Corbin Bleu, Monique Coleman


Depois de dois anos de provações no ensino médio, é hora de se formar para a turma de High School Musical. Entre escolher faculdades, montar um musical de fim de ano e decidir para sempre que rumos tomar na vida, eles conseguem arrumar tempo para cantar e descobrir o quanto as amizades importam.

High School Musical é a cereja do bolo produzido pelo Disney channel nos últimos tempos. O canal começou a gerar sucessos teens com as meninas da banda Cheetah Girls e seguiu por este caminho até Hanna Montana, High School Musical e mais recentemente os Jonas Brothers. O mais surpreendente da séria HSM porém, foi o fato de que os dois primeiros filmes foram feitos com orçamento relativamente baixo e só transmitidos pelo Disney Channel. Com o sucesso inesperado e estrondoso da franquia, a Disney aproveitou tudo que podia gerando bastante marketing, paradas nos parques de Orlando e criou uma legião de fãs alucinados. O terceiro filme foi para os cinemas e provou ser o fim perfeito para uma criação de sucesso.

Que o espectador não se engane porém. A Disney, como é bem do seu feitio, criou todas as séries o mais politicamente correto possível. Desde os anéis de "pureza" da banda Jonas Brothers até o amor sem beijos dos queridinhos de High School Musical, a Disney conseguiu vender para os pré adolescentes uma idéia de diversão contida, coisa que, desnecessário dizer, simplesmente ganhou o coração dos pais preocupados com uma juventude cada vez mais precoce. O filme é bobo, os garotos são péssimos atores, mas excelentes dançarinos e a história é tão clichê quanto podia ser, mas por motivos simples como o reforço da idéia do "seja você mesmo" e essa liberação de identidade artística em uma fase onde os jovens são julgados por tudo, High School Musical se destacou e ganhou versões em todas as línguas e países e continua a provocar choros pelo fim da série.

Uma dica: não assista ao filme ao menos que esteja disposto a suportar cenas gigantescas de ladainha romântica por alguns segundos de belas coreografias. Ignore as vozes metálicas das cantoras e preste atenção nos pequenos detalhes qeu no fim das contas fazem a diferença. Mas lembre-se que High School Musical é extremamente firme em um ponto: ele tem idade para ser assistido.

Nenhum comentário: