quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Apocalipse Now


Ficha Técnica:

Apocalipse Now (Apocalipse Now) EUA 1979

"The Horror...The Horror"

Diretor: Francis Ford Coppola

Estúdio: Zoetrope Studios

Elenco: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall, Laurence Fishburne, Harrison Ford


Bem em primeiro lugar peço desculpas pela diminuição no número de posts, mas fim de semestre acaba sendo assim. Filmes novos no cinema que estou ansiosa pra ver e logo contarei aqui. Agora ao filme de hoje!

No meio da Guerra do Vietnã, o Capitão americano Benjamin L. Willard é enviado em uma missão secreta para assassinar um Coronel renegado; Walter E. Kurtz, que se estabeleceu como um chefe em uma tribo na selva do Vietnã. Juntamente com uma equipe de soldados americanos, Willard sobe o rio Nung e aos poucos tenta entender o comportamento de Kurtz e começa a perceber a dura realidade dos combates engajados na profunda selva do Vietnã.

Apocalipse Now foi gravado aproximadamente dez anos depois do fim da guerra, o que certamente influenciou bastante em sua produção. O tradicional gênio das telas, Francis Ford Coppola dá o seu toque crítico e um tanto artístico a esta produção tradicional que vai muito além de simplesmente retratar a guerra. Apocalipse Now trata principalmente da insanidade em suas diversas formas de manifestação: alguns soldados fingem que nada está acontecendo, outros descontam em atividades de lazer, que é o caso do brilhante Tenente Coronel obcecado por surfe interpretado por Robert Duvall, e outros simplesmente enlouquecem e se isolam. O personagem de Martin Sheen, Willard, é um destes que tentam permanecer sãos enquanto se engajam em combates constantes na selva e tem que aprender a triste realidade de que os EUA perderiam a guerra. Porque? Simplesmente porque estavam prepotentes demais para levá-la a sério.

Coppola utilizou uma situação que hoje é uma cicatriz para a história americana e na época ainda era uma ferida aberta, para criticar o comportamento dos americanos diante do restante do mundo. Embora seja brilhante e completamente original, é preciso admitir que Apocalipse Now exige certa paciência do espectador e uma boa quantidade de tempo (a versão REDUX tem três horas e vinte minutos). Algumas cenas são desnecessariamente devagares, mas servem bem ao propósito de deixar o espectador no mesmo clima de tensão inquietante e as vezes tediosa, pela qual passavam os soldados de Willard.

Em aparições de começo de carreira estão os veteranos Harrisson Ford e Laurence Fishburne com apenas 17 anos. O filme é repleto de simbologias e avisos que serviram para auxiliar Coppola em sua reclamação não verbal da sociedade em que vive. Apocalipse Now imortalizou a bela cena em que os helicópteros surgem sobre o Rio Nung ao som de cavalgada das valquírias. A cena é até hoje, uma das mais famosas da sétima arte.


CURIOSIDADES: Em uma cena na praia, onde um cinegrafista pede para que os soldados passem diante da câmera, o cinegrafista é o próprio Coppola e dois de seus assistentes de Apocalipse Now.

O escudo das armas da pequena embarcação possuem um nome escrito que é o nome de uma antiga banda de rock, da época do Vietnã. FONTE: CINEMATECA VEJA

Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: