segunda-feira, 24 de novembro de 2008

LA Confidential


Ficha Técnica:

Los Angeles: Cidade Proibida (LA Confidential) EUA 1997

"Off the record, on the QT and very hush-hush"

Diretor: Curtis Hanson

Escritor: James Ellroy (romance)

Brian Hegeland (roteiro)

Estúdio: The Wolper Organization

Elenco: Kevin Spacey, Danny DeVito, Russel Crowe, Kim Basinger, Guy Pierce, James Cromwell, David Strathairn


Três policias de visão e abordagem completamente diferentes são designados para trabalhar no misterioso caso de um assassinato ocorrido na lanchonete Nite Owl em Los Angeles. Jack Vincennes, Bud White e o correto Ed Exley iniciam uma investigação que acaba envolvendo negócios com cocaína, prostituição e segredos mais sujos do que qualquer um deles poderia imaginar.

O histórico LA Confidential foi o filme que reinventou o noir. Seu estilo charmoso, único e completamente cinematográfico lhe rendeu aclamações da crítica e uma boa parcela de indicações para prêmios internacionais, sem falar nas duas estatuetas do Oscar que o filme levou. A história é executada perfeitamente, violência e mistério mesclados com classe e uma narrativa que lembra exatamente os filmes policiais da década de 50, com as loiras monumentais e os policiais agressivos fumando charutos em escritórios escuros. Embora a forma de se abordar a história seja clichê, o diretor Curtis Hanson e a equipe de atores impecável que ele reuniu conseguem manter o espectador hipnotizado a cada segundo do suspense.

A imagem de Los Angeles é pintada como perigosa, uma cidade para sobreviver apenas fazendo tudo debaixo dos panos. Danny DeVito é perfeito no papel do editor do tablóide mais polêmico da cidade, o Hush-Hush, onde todos os podres da suspeita polícia e seus respectivos casos são explorados no melhor estilo sensacionalista. Tudo envolvendo as investigações é uma troca de favores, cobrança de dívidas e ameaças para esmagar a carreira ou mesmo a vida dos envolvidos.

Russel Crowe, o policial durão é quase um reflexo de sua personalidade descontrolada fora das telas. Guy Pierce é o certinho, mas charmoso e inteligente agente "dedo-duro" Ed Exley, que sobe na vida denunciando os podres dos companheiros. O brilhante a absolutamente hipnotizante Kevin Spacey é Jack Vincennes, o consultor técnico de um show de policiais e um ex-membro da força ele mesmo. Vincennes é o que melhor encarna o espírito constante de espetáculo que se faz de tudo em Los Angeles. Kim Basinger está em sua melhor fase no papel da irresistível Lynn, e como em todo bom filme policial, motivo de desavença entre os principais, digamos, anti-heróis da trama.

LA Confidential é um acerto de todos os lados: direção, edição, elenco, roteiro, trilha sonora e fotografia. Mas é o seu estilo impecável e sua forma fiel de encarnar o melhor do cinema policial com direito a chacinas e escândalos sexuais que transformam o longa em uma experiência única e imperdível e que garante o lugar na galeria de superproduções que serão lembradas por muitos anos ainda.


CURIOSIDADES: LA Confidential tem 80 personagens com diálogos, 50 locações diferentes e 30 assassinatos. Números impressionantes para uma produção do estilo.

O diretor Curtis Hanson reuniu 18 imagens diferentes de LA que ele pretendia incluir no filme. Esta compilação convenceu muitos dos atores a trabalharem no projeto.

FONTE: CINEMATECA VEJA


Fico por aqui hoje!

Até a próxima!

Nenhum comentário: