segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Righteous Kill


Ficha Técnica:
As Duas Faces da Lei (Righteous Kill) EUA 2008

"Most people respect the badge. Everybody respects the gun"

Diretor: Jon Avnet

Estúdio: Millennium Films

Elenco: Robert DeNiro, Al Pacino, Carla Gugino, John Leguizamo, Donnie Wahlberg, 50 Cent


Uma dupla de policiais veteranos de Nova York precisa encontrar a pista de um assassino serial que parece estar matando todas as pessoas certas: estupradores, assaltantes, pedófilos, criminosos que foram absolvidos por uma justiça cega. Quando a dupla se alia a dois outros jovens colegas, eles acabam percebendo que podem estar procurando por um policial e a desconfiança vira motivo de rixas e descontrole em um caso desenfreado.

O trailer de As Duas Faces da Lei dá uma impressão bem diferente do que o filme realmente é. Mesmo com a "idade avançada" dos gênios Al Pacino e Robert DeNiro, é de se esperar que os dois atores que mais possuem um "que" de mafiosos e cruéis, fossem protagonistas de um filme veloz, irreverente e surpreendente. Infelizmente este não é o caso. O filme é lento, um tanto previsível e devo concordar com a crítica ao caracterizá-lo como "morno". A história tinha potencial para ser movimentada, mas ao invés disso dá espaço a debates morais que vão ficando exaustivos ao longo do seu desenvolvimento e deixa de lado o que poderia ser o charme do policial corrupto.

Há tentativas desse charme, mas de forma muito frustrada. A quantidade de vezes que a palavra "fuck" é dita por frase, lembra um daqueles filmes vagabundos de ação de quinta categoria, ao invés do bom gosto que o diretor Jon Avnet tentou transmitir. Há, claro, diálogos muito interessantes e momentos engraçados, mas a grande maioria do roteiro é uma tentativa pretensiosa de ser algo como um resgate do seriado "Shaft". A participação absolutamente desnecessária do apagado rapper 50 Cent como um traficante, não acrescenta nada à história e deixa o espectador com uma forte suspeita de acordo entre o cantor e os produtores do filme, com vários dólares rolando entre as respectivas carteiras.

Não tendo um argumento original o suficiente para sustentar suas falhas de produção, As Duas Faces da Lei passa longe de ser merecedora da atuação brilhante de homens como Pacino e DeNiro, para entrar na lista do filmes policiais que "queriam ser", mas que não chegaram lá realmente.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: