quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Bruce Almighty


Ficha Técnica:

Todo Poderoso (Bruce Almighty) EUA 2003

"How would you handle the most awesome responsibility in the Universe?"

Diretor: Tom Shadyac

Estúdio: Universal Pictures

Elenco: Jim Carrey, Jennifer Aniston, Morgan Freeman, Steve Carell


Bruce é um cara comum, mas que depois de não conseguir o emprego de âncora em uma rede televisiva começa a reclamar que Deus está pegando no seu pé e dificultando sua vida. Em uma virada inesperada, Bruce se vê cara a cara com o criador que resolve então deixar que Bruce tenha uma pequena amostra das suas dificuldades. Bruce consegue os poderes de Deus e aprende que é mais difícil controlá-los do que ele pensava.

Mudando de gênero, mas não de ator, encaramos esta comédia brilhante sobre as pequenas dificuldades da vida e o quanto é importante superá-las sem ajuda. Bruce é um dos muito que aprende que embora tenha poderes, isso não quer dizer o fim dos suas preocupações, especialmente porque ele não pode controlar o coração da mulher que ama e precisa prestar atenção no que todas as outras pessoas querem.

De forma inusitada, Todo Poderoso dá uma bela lição sobre a vida. E é realmente de forma inusitada: algumas das grandes passagens da Bíblia são satirizadas, como a abertura do mar vermelho feito por Bruce em uma tigela de sopa de tomate e a era digital entra como uma não-tão-perfeita solução para todos os problemas do mundo quando Bruce tenta responder as milhares de preces que recebe via e-mail. Uma das coisas mais interessantes porém, é quando Bruce, cansado de ter de pensar em tantos problemas, resolve dar as pessoas o que elas querem. Quando uma confusão se instala, é hora de Deus intervir e dizer: "Bruce, desde quando as pessoas tem a menor idéia do que querem?". Os caminhos tortuosos na vida de cada um, os retrocessos e frustrações, como Bruce logo descobre, são apenas mais alguns metros em uma estrada que leva sempre pelo caminho certo, quando fazemos as escolhas certas.

Cenas bem humoradas aliadas à excelente atuação de Morgan Freeman e Jim Carrey (que não se exibe demais) além das pontas feitas pelo hoje infame Steve Carell tornam Todo Poderoso uma das poucas comédias americanas atuais ainda pensadas com inteligência e um certo tom de crítica social, deixando espaço ainda para uma bela lição sobre a vida. Uma aposta de diversão garantida para todos os gostos.


Nenhum comentário: