segunda-feira, 10 de novembro de 2008

The Truman Show


Ficha Técnica:

O Show de Truman (The Truman Show) EUA 1998

"All the world's a stage"

Diretor: Peter Weir

Estúdio: Paramount Pictures

Elenco: Jim Carrey, Ed Harris, Laura Linney, Paul Giamatti


Truman Burbank é um cara como outro qualquer. Um vendedor de seguros simpático, morador de um bom bairro, com alguns traumas de infância, em especial relacionados ao pai. Nada de anormal. Exceto pelo fato de que, sem saber, Truman tem sua vida passada em um estúdio gigantesco, onde todas as pessoas que conhece, inclusive sua esposa, são apenas atores e atrizes interpretando os mais variados papéis. Câmeras escondidas revelam ao mundo as verdades diárias do programa de TV mais famoso de todos os tempos: O Show de Truman. Mas quando o homem tranquilo começa a perceber as estranhezas em sua realidade, um desafio ético começa a tomar conta do mundo, e Truman precisará de toda a ajuda e persistência para descobrir extamente o que estão fazendo com ele.

A idéia de O Show de Truman em uma era onde reality shows explodem a todo momento já é revolucionária e inteligente o suficiente para encantar o público e a crítica. A isto, adicione um personagem adorável, uma interpretação brilhante do normalmente exagerado Jim Carrey e um discurso perfeito de vendas do falso moralista dono do programa, representado por Ed Harris e você terá em mãos uma verdadeira obra prima. E é exatamente isto que o filme é: uma obra prima, de inteligência incontestável e intensidade quase incômoda. O vício do ser humano pela privacidade alheia é posto da forma mais suja e cruel possível, ao expor todos os detalhes de um bom homem para o mundo aplaudir como uma novela barata.

A pergunta paira no ar: até onde a humanidade deixaria isto acontecer sem protestos? Até onde seria aceitável expor a realidade de uma pessoa dessa maneira? Todas as angústias, fraquezas, amores, deslizes, tudo registrado em uma câmera de vídeo. Nenhum ser humano é perfeito, mas todos possuem fatos sobre si mesmos que podem esconder enquanto o único refúgio de Truman, o único lugar onde as câmeras não conseguiam entrar era sua mente. Sentindo pena de Truman, alguns espectadores menos egoístas tentam avisá-lo sobre sua vida baseada em mentiras, apenas para serem derrubados pela necessidade de Ibope. Embora seja um filme de proporções exageradas, O Show de Truman não está tão longe da realidade que vivenciamos e é por este fato, por esta exploração incômoda de um dos nossos maiores egoísmos é que o longa alcança seu lugar ao lado de grandes obras primas, lembradas eternamente por sua inteligência e originalidade.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: