segunda-feira, 20 de outubro de 2008

300


Ficha Técnica:

300 (300) EUA 2006

"Spartans, tonight we dine in hell"

Diretor: Zack Snyder

Estúdio: Warner Bros Pictures

Elenco: Gerard Butler, Lena Headey, Rodrigo Santoro, Dominic West


Em uma versão estilizada e ensanguentada da lendária batalha das Termópilas, o ousado Rei Leônidas da feroz nação de Esparta ousa desafiar os exércitos persas do dito invencível imperador Xerxes. A batalha se transforma em uma luta pessoal e razão de orgulho para os 300 homens que encararam milhares de Persas, encurralando-os em uma passagem de 12 metros de largura.

O estilo único de Frank Miller está estampado em cada cena de 300. O filme possui cenas escuras, muito vermelho contrastando com tons de terra e preto e uma fúria violenta que só se vê em adaptações das incríveis graphic novels americanas. Não é um filme familiar ou muito menos um filme de ação qualquer e embora haja muita violência, há também a irreverência inteligência características de bons filmes. Não é também feito para todos: a intensidade das cenas e o exagero dos personagens, em especial do fortão Leonidas, deixam algumas pessoas um pouco cansadas, mas é impossível traduzir o que o filme é sem assisti-lo.

Claro que é errado falar de 300 e não falar da aparição do galã brasileiro Rodrigo Santoro. Santoro está, como sempre em filmes estrangeiros, fraco, mas ao menos tem falas e seu personagem é essencial para a história. Talvez o público feminino (que certamente não é o alvo de 300) fique decepcionado com um Santoro careca, coberto de brincos dourados e com a voz modificada por computadores. Ainda assim, uma certa canção de vitória para o cinema brasileiro.

Minha dica ao ver 300 é: prepare-se. Duvido que jamais tenha visto algo parecido então vá de mente aberta e pronto para presenciar cenas incomuns, uma boa quantidade de estilização e diálogos muito, muito interessantes!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: