domingo, 5 de outubro de 2008

Silence of the Lambs


Ficha Técnica:

O Silêncio dos Inocentes (Silence of the Lambs) EUA 1991

"To enter the mind of a killer she must challenge the mind of a madman"

Diretor: Jonathan Demme

Estúdio: Orion Pictures Corporation

Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Brooke Smith, Scott Glenn


A promissora estudante e agente do FBI Clarice Starling, é designada para visitar o mais perigoso serial killer na prisão, o Dr Hannibbal Lecter. O objetivo de Clarice é conseguir a cooperação de Lecter para encontrar um outro violento assassino, conhecido como Buffalo Bill. Clarice, jovem e inexperiente começa a cair nos jogos mentais de Lecter e sua busca por uma jovem raptada por Bill se torna uma luta pessoal para superar os próprios traumas.

Silêncio dos Inocentes ganhou 5 Oscars, todos eles muito merecidos. Melhor filme, melhor diretor, atriz, ator e roteiro adaptado. O filme quebrou barreiras ao realizar uma obra que deixa o espectador mais inquieto com a violência psicológica do que a física. Anthony Hopkins é perfeito, do frio olhar azul aos estranhos movimentos da cabeça. Jodie Foster era ainda uma iniciante quando contracenou com o gênio e mostrou igual majestade, transmitindo com perfeição todos os sentimentos da Agente Starling, assombrada pelos fantasmas do seu passado, mas corajosa o suficiente para encarar a mente desafiadora de Lecter.

A mente de Lecter é tão complexa e assustadora que gera uma curiosidade doentia. Ele é um homem de classe, educado, esclarecido, mas ainda assim existe algo, um fator dentro de sua mente, que permite que ele seja um psicopata frio e calculista. O que o transformou neste homem? O que o move a agir de acordo com cada cálculo, a usar sua inteligência para seus propósitos doentios? Lecter por sua vez, vê Clarice como um interessante objeto de estudo, e estranhamente não tem desejo nenhum de feri-la, apenas ajudá-la em troca dos perturbadores fatos de sua infância.

Silêncio dos Inocentes ainda é um dos melhores suspenses já feitos, com bom gosto e um roteiro brilhante. Eternamente um excelente filme.


CURIOSIDADES: Provando seu comprometimento com a atuação, Anthony Hopkins estudou arquivos de serial killers, visitou prisões, compareceu a audiências e assistiu vídeos. A idéia de faz Lecter quase não piscar quando falava veio de um dos vídeos que Hopkins assistiu do líder de uma seita assassina em 1969. FONTE: CINEMATECA VEJA


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: