sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Star Wars




Ficha Técnica:

Guerra nas Estrelas (Star Wars) EUA

"May the force be with you"

Diretor: George Lucas

Elenco: Mark Hammil, Harrisson Ford, Carrie Fisher, Natalie Portman, Samuel L. Jackson, Ewan McGregor, Hayden Christensen.

Bem a crítica de hoje vai ser um pouco especial. Por sugestão do meu irmão a toa em seu escritório, vou fazer uma crítica dos seis filmes que mudaram a história do cinema, dos efeitos especiais e da ficção científica. A série Star Wars. São eles: Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999), Episódio II: O Ataque dos Clones (2002), Episódio III: A vingança dos Sith (2005), Episódio IV: Uma nova esperança (1977), Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980) e o Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983).

Uma super resumida na história para quem ainda não conhece. Em uma outra galáxia, há muitos anos atrás, existe uma raça de guerreiros superdotados chamados de Jedi. Estes guerreiros se utilizam de um poder chamado de Força para defenderem os ideais da Federação e da República Intergalática. Há uma lenda que circula entre estes Jedis, de um escolhido, um guerreiro mais poderoso do que todos os outros que trará equilíbrio à Força. Este menino é encontrado por Qui-Gon Jin e Obi-Wan Kenobi, dois mestres que prometem treiná-lo. O jovem Anakin Skywalker cresce para se tornar uma perigosa ameaça, dominada pelo medo e pela vingança e que acaba passando para o lado negro da Força. Se aproveitando desta situação, o Chanceler Supremo Palpatine, executa um golpe de estado e instala o império, aniquilando quase todos os Jedis da face do universo e utiliza Anakin, agora conhecido como Darth Vader para dar segurança aos seus planos. O problema do império surge com o aparecimento do filho de Anakin, Luke Skywalker, que prova ser tão talentoso quanto o pai, e junto com um soldado chamado Han Solo, uma princesa chamada Léia e uma outra boa quantidade de aliados, deve destruir o Império e trazer paz para a galáxia.

Original? Para a época foi. E muito. Hoje, tantos filmes já copiaram as idéias de Star Wars que quem nunca assistiu aos filmes, os acha extremamente clichês. Mas George Lucas, o visionário diretor que teve a idéia mais absurda da década de 70, criou a história 100% de sua mente e encantou os públicos, quebrou recordes, e deu início à saga de maior sucesso na história do cinema. Os efeitos especiais vistos em Star Wars, nunca tinham sido feitos em lugar algum e deram uma vivacidade e vertiginosidade à história que fazia os espectadores pularem de seus assentos.

George Lucas lançou primeiro os episódios IV, V e VI para mais de 15 anos depois, mostrar ao público ansioso, o início da saga do infame vilão Darth Vader. Embora a história de Star Wars seja interessante, é preciso admitir que seu charme está quase que inteiramente nas naves, lutas e efeitos especiais. Por este motivo somente, é que mesmo depois de tanto tempo, a saga conseguiu manter ou melhorar sua qualidade. Os atores antigos são melhores, (nem todos), mas os recursos de hoje permitem que se crie uma aventura de proporções ainda mais espaciais que envolve quem a assiste por inteiro. Unidos os filmes levaram 7 Oscars e foram indicados para mais inúmeros prêmios. O casal Han Solo e Léia conquistou as platéias do mundo inteiro e este amor fez os narizes dos fãs se entortarem com o casal da nova geração: Padmé e Anakin Skywalker. O amor de Solo e Léia era divertido e irreverente enquanto o de Padmé e Anakin é maçante, meloso e cheio de drama.
Um dos maiores must-sees para qualquer fã da sétima arte, Star Wars é uma obra brilhante, de um diretor visionário, que literalmente foi para fora deste mundo para trazer o melhor do entretenimento em ficção científica.

Fico por aqui hoje!
Até breve!

Um comentário:

Padre Marcio Canteli disse...

Sou super fã de SW e achei esse resumão muito bom, parabens.