sábado, 18 de outubro de 2008

Saved!


Ficha Técnica:

Galera do Mal (Saved!) EUA 2004

"Heaven help us"

Diretor: Brian Dannelly

Estúdio: United Artists

Elenco: Mandy Moore, Macaulay Culkin, Jena Malone, Patrick Fugit, Heather Matarazzo


Mary é estudante de uma fervorosa escola católica e que encara da noite para o dia um pesadelo: ela fica grávida de sua "primeira vez" feita com um amigo que posteriormente se revela ser homossexual. Jena fica apavorada por ter que lidar com isso, especialmente em uma escola tão padronizada. Para infernizar sua vida, aparece a devota e insuportável colega, Hilary Faye que vive perseguindo a garota que passa a questionar a existência de Deus. Mas Mary acha em um estranho grupo composto por uma judia e um deficiente físico, o apoio necessário para lidar com seus problemas e amizades que durarão para a vida inteira.

É impossível não falar da originalidade de Saved!. A história é absolutamente inédita e talvez até um pouco cruelmente cômica. O filme é na verdade um misto de comédia e drama que funciona perfeitamente bem. Os diálogos são jovens, mas não são estúpidos como costuma acontecer nos tradicionais filmes que retratam o dia a dia das escolas americanas. A ironia com que a religião é tratada no filme, chega a chocar um pouco, mas nada que ofenda demais (exceto talvez os católicos como o personagen de Mandy Moore).

O verdadeiro destaque do filme porém é a excelente seleção de jovens atores: a relativamente desconhecida Jena Malone, que interpreta Mary, é uma personagem que inspirou posteriormente garotas como Juno, que acabam não deixando os problemas afetarem o curso de sua vida. Mandy Moore, que é uma estrela e beldade de Hollywood faz um papel nunca interpretado antes: a da fervorosa e maluca aluna Hilary Faye, coberta de perfeições externas, mas maldosa e com inúmeros conflitos internos. O desaparecido Macaulay Culkin do infame "Esqueceram de Mim" ressurge com glória como o aleijado que faz par romântico com a deliciosamente endiabrada judia gótica, interpretada por Eva Amurri.

COm uma história original, diálogos inteligentes, crítica ferrenha a religião e à sociedade americana e boas atuações, Galera do Mal é uma aposta certa para quem estiver buscando uma diversão um pouco mais inteligente!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: