quinta-feira, 2 de outubro de 2008

A Series of Unfortunate Events


Ficha Técnica:

Desventuras em Série (A Series of Unfortunate Events) EUA 2004

"Don't say we didn't warn you"

Diretor: Brad Silberling

Estúdio: Paramount Pictures

Elenco: Jim Carrey, Meryl Streep, Liam Aiken, Emily Browning, Jude Law, Timothy Spall, Catherine O'Hara.


Um incêndio misterioso destrói a mansão da rica família Baudelair deixando os três filhos, Sunny, Klaus e Violet nas mãos de diversos parentes. As crianças possuem hábitos um tanto peculiares: Violet gosta de inventar coisas, Klaus de ler coisas, e Sunny de mordê-las. Todas estas habilidades são necessárias quando os três irmãos precisam escapar das garras do tio distante, Conde Olaf. Passando por lagos de sanguessugas, cobras gigantes e uma porção de soluções inteligentes, os irmãos Baudelaire mostram que são mais fortes juntos.

Desventuras em Série tem uma narração tão adorável quanto sua história e começa de forma pouco convencional. A voz tranquila de Jude Law avisa o espectador que esta não é uma história feliz, mas uma história sobre irmãos, sanguessugas, incêndios misteriosos e sociedades secretas. Com esta fala charmosa, inicia-se a conturbada e cativante história da família Baudelaire, e dos irmãos que com muita desenvoltura conseguem mostrar que a inocência infantil é melhor do que a anormalidade dos adultos, afetados por traumas, ganância ou loucura.

Eles passam pelo Conde Olaf, terrivelmente interpretado pelo exagerado Jim Carrey que só sabe tentar roubar a cena dos atores mirins e acaba quebrando a cara. Meryl Streep faz uma breve e brilhante aparição como a neurada tia Josephine que tem medo de corretores de imóveis e Timothy Spall encarna o banqueiro desorientado Sr. Poe. O verdadeiro charme está porém nos desconhecidos atores Liam Aiken e Emily Browning (Klaus e Violet) que mesmo com o tom sombrio do longa, acrescentam uma espécie de inteligência moderna a uma história totalmente original.

Cada pequeno detalhe, como o fato de Violet amarrar uma fita preta no cabelo quando vai inventar algo, é essencial na imagem que o autor pretende criar de que coisas ruins acontecem com gente boa, mas que isso não quer dizer o fim da alegria de uma família. O misterioso incêndio criminoso deixa o jovem Klaus, e com ele o espectador, extremamente curioso, e é interessante ver como as peças do quebra cabeça se encaixam pouco a pouco.

Escrito com beleza por Lemony Snicket e adaptado com tato por Brad Silberling, Desventuras em Série é uma produção fantástica que promete mudar a face dos desanimados filmes infantis.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: