segunda-feira, 27 de outubro de 2008

The Mist


Ficha Técnica:

O Nevoeiro (The Mist) EUA 2007

"Fear changes everything"

Diretor: Frank Darabont

Estúdio: Darkwoods Productions

Elenco: Thomas Jane, Marcia Gay Harden, Laurie Holden, Andre Braugher


Uma tempestade forte destroi árvores e propriedades em uma pequena cidade nos Estados Unidos. David Drayton, um pai e marido preocupado, leva o filho ao supermercado para comprar alguns objetos que consertem sua janela quebrada, mas lá se une a outros habitantes em um pesadelo. Um misterioso nevoeiro cobre a cidade e todas as pessoas presentes no supermercado se veem forçadas a permanecerem lá quando descobrem que algo horrível está matando quem quer que ouse se aventurar no nevoeiro.

Não li o livro e não posso dizer se O Nevoeiro é um péssimo livro ou uma adaptação ridícula. O filme não começa mal, mas não demora muito para mostrar as cartas no pior estilo filme B que eu sinceramente nem acreditei que fosse feito mais. Monstros com tentáculos gigantes, moscas assassinas e pássaros cadavéricos podiam assustar na década de 60, mas em um mundo dominado pelo terror de espíritos, estas criaturas não tem mais espaço e só fazem arrancar risadas ou insultos de um espectador indignado. Bastante sangue desnecessário, membros decepados e diálogos repetitivos e intermináveis transformam o longa em uma experiência dolorosa para àqueles que ousam permanecer sentados depois de uma das primeiras cenas de morte.

O elenco é composto de atores em decadência ou que ainda não desbancaram (e talvez nem o façam depois disso) e a única pessoa que salva o filme que já tem história e execução ruins de uma tragédia na atuação é Marcia Gay Harden, que embora esteja sumida das telonas, dá um show de atuação como a fervorosa católica Senhora Carmody. Fiz questão de gravar o nome do escritor e diretor Frank Garabond, que já tem um currículo de filmes B como "A Bolha" de 1988 que deveria ser reduzido aos drive-ins temáticos de um café retrô. A obra que inspirou o desastre que é O Nevoeiro é do americano mestre do suspense, Stephen King, que já rendeu outros filmes excelentes do mesmo gênero, deixando claro apenas a inconstância de suas obras.

Não sei dizer com certeza se O Nevoeiro merece um lugar de honra nos meus 10 piores, mas posso garantir que ele fez o possível para tentar conseguir a vaga.


NOVIDADES: E felizmente meu diretor preferido anunciou seu próximo projeto para 5 de março de 2010. Alice no País das Maravilhas contará com ação live-action e captura de movimentos por computador (aplicados depois que Alice entrar pelo buraco do coelho). O projeto será realizado em parceria com o Walt Disney Studios e terá no elenco atores que já trabalharam com Burton antes, o que é de praxe para o diretor: Johnny Depp, Anne Hathaway, Christopher Lee, Crispin Glover e Helena Bonham-Carter (mulher de Burton) são alguns dos nomes presentes na produção. Também se une a ele pela décima terceira vez o gênio das trilhas sonoras Danny Elfman. Aguardamos ansiosos!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: