sexta-feira, 16 de maio de 2008

Bad Company


Ficha Técnica:

Em má companhia (Bad Company) EUA 2002

Diretor: Joel Schumacher

Estúdio: Touchstone Pictures

Elenco: Anthony Hopkins, Chris Rock, Kerry Washington, Brooke Smith


Quando o espião da CIA, Kevin Pope morre depois de fechar negócio com um terrorista russo, a agência vê sua única saída em um homem de 29 anos de New Jersey, Jake Hayes. Jake é irmão gêmeo do oficial Pope e é abordado pelo oficial Oakes e sua equipe, que trabalhavam com Pope no antigo caso que envolvia a compra de uma bomba nuclear roubada de uma instalação russa.

Os problemas do filme começam quando Jake, que revende ingressos ilegalmente é treinado para andar, falar, agir como o irmão gêmeo que não só é um agente da CIA, como é ex-membro da marinha e profundo conhecedor de artes e culinária. Este conhecimento obviamente levaria muito tempo para aprender, mas pelo bem de Hollywood estamos dispostos a encarar um destes treinamentos relâmpagos que acontecem com frequência. Mas no filme Em má companhia o malandro de Jersey se transforma em agente em oito dias! E eles lhe dão a responsabilidade de lidar com uma negociação que decidirá a vida de milhares de pessoas. Isso é só o começo. O filme é de fato clichê e previsível, mas isto não o impede de ter bons momentos e ser divertido. Particularmente gosto de Chris Rock, que interpreta o agente e seu irmão gêmeo, e mesmo que ele seja cansativo, é um bom contraste para a seriedade de Anthony Hopkins que interpreta o responsável por seu treinamento. E este é um daqueles casos onde os únicos verdadeiros atores no filme são aqueles cujos nomes aparecem no trailer e no cartaz de divulgação (no caso, Hopkins e Rock), enquanto os outros servem apenas para preencherem as vagas do script.

Em má companhia é pobre na história e não é perfeito nas atuações, mas é um filme de ação. E cumpre bem sua pretensão. Se você procura uma trama inteligente e um daqueles filmes que te faz pular da cadeira de surpresa no final, talvez não seja a aposta certa. Mas ainda assim recomendo.


CURIOSIDADES: Jerry Bruckheimer, produtor do filme, é conhecido como "o Midas de Hollywood". Todas as suas produções arrecadam bem no cinema e fazem muito sucesso tanto na crítica quanto para o público. Ele está por trás de grandes produções como Piratas do Caribe, Armageddon e A Rocha. Recentemente porém, ele escorregou com o filme "Lenda do Tesouro Perdido 2" indicado a alguns troféus Framboesa, que para os desavisados é um Oscar de piores filmes, levado muito a sério nos Estados Unidos. Em má companhia não se encaixa nem nos piores nem nos melhores e talvez por isso valha a pena ser assistido para tirar as dúvidas.

Nenhum comentário: