domingo, 4 de maio de 2008

Finding Neverland


Ficha Técnica:


Em busca da Terra do Nunca (Finding Neverland) EUA 2004
Estúdio: Miramax Films

Diretor: Marc Forster

Elenco: Johnny Depp, Kate Winslet, Freddie Highmore, Dustin Hoffman.


Olá mais uma vez. Vamos mudar um pouco de rumo e passar para um filme que eu tenho na minha lista de preferidos: Em busca da Terra do Nunca. O filme conta a história de como o escritor inglês Sir J. M. Barrie achou a inspiração para escrever sua maior obra, a história do menino que nunca queria crescer, Peter Pan. O escritor conhece uma família pouco perfeita composta por uma viúva e seus filhos que ficam fascinados com a magia dele. Observando os garotos, Barrie tem a idéia de que nenhuma criança deveria crescer, eles deviam permanecer na inocência e no sonho para sempre.

Kate Winslet está ótima no papel de Sylvia, a viúva que inspira o escritor. Barrie é interpretado por Johnny Depp, que está como sempre, a altura de grandes papéis. Nenhum dos outros personagens do filme deixa a desejar, especialmente o menino que interpreta Peter (mas não Pan), Freddie Highmore, presente em produções recentes como "As crônicas de Spiderwick" e "Fantástica Fábrica de Chocolates". Vale dizer que Highmore é considerado um dos melhores atores juvenis da atualidade e rouba a cena em todos os filme que participa. Ele possui um ar maduro, mas sem deixar de ser adorável, fator que sempre se encaixa nas produções que participa.

O longa captura valores pouco trabalhados na indústria cinematográfica, mas que emocionam e fazem refletir sobre o poder dos sonhos. A inversão de papéis de um adulto (Barrie) que acredita que tudo é possível e vive em um mundo de fantasia e uma criança (Peter) que tem tantas responsabilidades em casa que desiste de sonhar, é abordada com maestria pelo diretor Marc Forster, nome por trás de grandes produções como "Monster's Ball" e "Mais estranho que a ficção".
CURIOSIDADES: Finding Neverland foi indicado para sete oscars incluindo melhor filme e melhor ator para Johhny Depp e levou o prêmio de melhor trilha sonora. Além do Oscar, o filme foi indicado para cinco Globos De Ouro, além de prêmios BAFTA e MTV Awards. Outra coisa interessante é que apesar de ser baseado em fatos reais, na verdadeira história, Sylvia não era viúva e seu marido foi com ela assistir a estréia da peça de J.M Barrie, Peter Pan.
Fico por aqui.
Até breve


Nenhum comentário: