sábado, 24 de maio de 2008

The League of Extraordinary Gentlemen


Ficha Técnica:

A liga extraordinária (The League of Extraordinary Gentleman) EUA 2003

Diretor: Stephen Norrington

Estúdio: Angry Films

Elenco: Sean Connery, Peta Wilson, Shane West, Richard Roxburgh


A Liga Extraordinária une diversos personagens da literatura clássica, quadrinhos e cinema em uma equipe que tem a missão de impedir que um louco inicie uma corrida armamentista que irá lhe dar lucros inimagináveis pela venda das armas que ele mesmo está construindo. Tudo parece ordinário até que se revelam quem são os integrantes dessa liga secreta: homens como Alan Quatermain que se diz ter dado origem ao herói Indiana Jones, Dorian Gray, o misterioso imortal do famoso livro inglês, Skinner, o homem invisível; Dr. Jekyll do infame O médico e o monstro; o capitão Nemo de vinte mil léguas submarinas de Julio Verne além de Tom Sawyer e a mulher do físico que caçou drácula Mina Harker.

Com tantos personagens inusitados e extremamente charmosos, é natural que a Liga Extraordinária abusasse da fantasia. Cenas como a de um Nautilus que apesar de lindo de nada lembra o de Julio Verne entrando no canal de Veneza, irritam um pouco aquele espectador que não gosta de fatos que fogem a realidade. Para mim porém, o maior charme do filme está nestes imortais personagens da literatura unidos de forma brilhante e convincente. Nada é mais atraente e charmoso do que personagens extraordinários em uma Londres do século dezenove completando missões com maestria e a sempre frieza dos ingleses. Sean Connery prova que não há limite de idade para a aventura e encarna com perfeição o atirador Alan Quatermain, que dá lições a ninguém menos do que Tom Sawyer, interpretado pelo ótimo Shane West. Dorian Gray é um cínico irresistível e luta incessantemente com sua (imortal) alma gêmea Mina Harker interpretada por Peta Wilson da antiga série La Femme Nikita. A história da Liga é interessante e suas cenas de ação deixam qualquer um sem fôlego, rezando para que os personagens sobrevivam as armadilhas de um vilão a altura de sua inteligência, o professor James Moriarty de Sherlock Holmes.

Tudo bem eu entendo que eu não tenha realmente falado tudo que devia do filme, mas acho que quem quer que esteja lendo isso deve assisti-lo. Se você gosta de ler, e especialmente se já leu os livros de Sherlock, O retrato de Dorian Gray ou O médico e o monstro; ou se você simplesmente gosta de aventura e de tiros ao velho estilo vale muito a pena conferir este filme. E perdoem as pequenas atrocidades cometidas contra as obras do brilhante Júlio Verne. Afinal, cinema é cinema!


CURIOSIDADES: Uma pequena curiosidade apenas para deixar um pouquinho mais das novidades, o recente herói preferido, Iron Man vai fazer uma pequena aparição no filme do monstro verde Hulk. Ainda não sei qual o motivo mas acho que vamos ter que esperar.


Fico por aqui hoje!

Até breve.

Nenhum comentário: