quinta-feira, 29 de maio de 2008

Chocolat


Ficha Técnica:

Chocolate (Chocolat) EUA 2000

Diretor: Lasse Halström

Estúdio: David Brown Productions

Elenco: Juliette Binoche, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina, Carrie-Anne Moss.


Uma mulher Vianne e sua filha Anouk, viajam pela França acompanhando o vento do Norte. É um destino que foi selado desde as origens da família da mãe de Vianne, onde mãe e filha estão fadadas a viajar de vilarejo em vilarejo, distribuindo remédios a base de cacau. Vianne chega então a um pequeno vilarejo muito tradicional e muito religioso no interior da França e lá abre uma chocolateria, bem no período da quaresma. Obviamente, ela é discriminada pelos habitantes da cidade e perseguida ferozmente pelo prefeito Conde de Reynaud. Porém, Vianne é uma mulher gentil e determinada e os mistérios de sua chocolateria atraem a curiosidade dos habitantes, que pouco a pouco se habituam à mulher "pecaminosa", cedendo aos prazeres do doce chocolate feito por ela.

Chocolate é um filme que poderia ser chamado de pouco ambicioso. Não é ousado ou fantástico, mas o charme de sua história conquista qualquer espectador. A bela e ótima atriz francesa, Juliette Binoche interpreta Vianne, cuja determinação e persistência servem de elemento chave para a compaixão e admiração das pessoas que a cercam. O alinhado Conde é interpretado por Alfred Molina, também com perfeição e a sempre elegante Judi Dench, interpreta Armande, uma velha senhora que, como Vianne, desafia os padrões da pequena cidade.

Chocolate é uma crítica a forma da Igreja de julgar aqueles que são diferentes. Naturalmente, Vianne não tinha intenção (e nem o fez) de ferir ninguém ao vender simples bombons durante a quaresma, mas a dificuldade em aceitar o diferente provoca reações extremas do povo do vilarejo que chegam a chamar a mulher de ajudante de Satã. Vianne quebra as regras, não para desafiar ninguém, mas porque não se sente submetida a elas. Mas ironicamente, há um valor imposto em sua vida que ela se recusa a desafiar: a tradição de viajar quando o vento Norte muda. Essa tradição complica a vida da moça e da filha Anouk, e em sua permanência no pequeno vilarejo, Vianne aprende tanto quanto ensina, com a ajuda do galã Johnny Depp que interpreta um homem do rio, que também é discriminado pela sociedade católica.

Uma fotografia simplesmente maravilhosa, excelentes atores, discussão de valores e trama interessante são alguns dos elementos que Chocolate tem para fazer dele um excelente filme, indicado a 5 oscars em 2001.


NOVIDADES: Bom aqui estamos de novo. Confirmada a produção de um filme inspirado no jogo de computador de maior sucesso dos últimos anos, World of Warcraft. O filme tem previsão de chegar aos cinemas em 2009 e alguns dos atores (segundo fortes boatos) que foram considerados para o papel foram Jessica Simpson, Robin Williams, Kevin Smith e Vin Diesel. Boa notícia para os fãs do game, (como eu) que tenho certeza que vão esperar ansiosos!


Fico por aqui hoje.

Até breve!

Nenhum comentário: