terça-feira, 20 de maio de 2008

Be Cool


Ficha Técnica:


Be Cool - O outro nome do jogo (Be Cool) - EUA 2005


Diretor: F. Gary Gray


Estúdio: MGM


Elenco: John Travolta, Uma Thurman, Dwayne "The Rock" Johnson, Vince Vaughn, Cedric the entertainer, Harvey Keitel, André Benjamin.




Be Cool conta a história de um ex-agiota, Chili Palmer que decide sair do mundo do cinema para entrar no mundo da música. Para isso ele conta com a ajuda da mulher de seu recém falecido amigo Tommy Athens, que era dono de uma produtora. O problema, é que a morte de Tommy foi inesperada e deixou a produtora atolada de dívidas, dívidas estas que irão envolver a máfia russa e um grupo de gângsters que trabalham para um homem que mexe com remixagem de som. Chilli descobre então um talento mal aproveitado da jovem Linda Moon e junto com Eddie, mulher de Tommy, promove a garota para tirar a produtora do buraco.


Be Cool é um desses filmes simplesmente inteligentes. Seu humor nunca ultrapassa os limites e raro para um filme americano, ele não se baseia em comédia pastelão ou em piadas de sexo. O elenco é brilhante, desde os menores papéis ao charme de Uma Thurman e John Travolta. Vince Vaugnh também é um desses atores que é engraçado sem mostrar que ele mesmo ri das próprias piadas. Ele faz suas cenas sem escândalo (a não ser o do próprio personagem que interpreta, um homem branco que acha que é um cafetão negro) e deixa o público decidir se ele é ou não um bom comediante. O ator mais conhecido como The Rock, já foi comparado a outros "armários" de Hollywood como Arnold Schwaznegger, mas seu talento é bem superior. Ele impressiona em Be Cool, como um segurança que é homossexual mas que não gosta que as pessoas lembrem isso a ele.


A história de Be Cool é interessante e acima de tudo engraçada sem pretensões. O filme tem violência sim, mas uma violência convincente de brigas de rua e mesmo o velho clichê de máfia russa é elevado a um outro patamar no filme. Bicos como o de Steven Tyler da banda Aerosmith, dão um charme musical a um filme que mostra os podres da indústria que segundo os próprios personagens, é a mais "pesada" do showbiz. Um misto de comédia, música, ação e diálogos inteligentes, Be Cool é uma aposta certa para todos os gostos.


Nenhum comentário: