terça-feira, 27 de maio de 2008

Memoirs of a Geisha


Ficha Técnica:

Memórias de uma Gueixa (Memoirs of a Geisha) EUA 2005

Diretor: Rob Marshall

Estúdio: Columbia Pictures Corporation

Elenco: Ziyi Zhang, Li Gong, Ken Watanabe, Youki Kudoh, Michelle Yeoh


Memórias de uma Gueixa conta a história de uma jovem japonesa chama Chyio que foi tirada de sua família junto com a irmã mais velha para trabalhar em um Okyia, as antigas casas de gueixa no Japão. Lá Chyio tem que conviver com uma cruel "irmã" Hatsumomo e acaba virando concorrente dela depois de ser treinada pela melhor gueixa da cidade, a bondosa Mameha. Porém todos os passos que a pequena Chyio dá, tem um único objetivo: conquistar o homem que ela ama. A trama do filme porém se desenvolve justamente em cima do fato de que uma gueixa não pode se apaixonar e Chyio (que posteriormente será conhecida como Sayuri) vivencia isso ao máximo, quando a vida que já era sofrida apresenta todos os obstáculos possíveis a caminho do homem que ama.

Memórias de uma Gueixa só pode ser descrito com uma palavra: deslumbrante. A fotografia do filme, jardins japoneses, cerejeiras e lagos, só se equipara a beleza das gueixas que é transmitida com perfeição para o espectador. A história de Sayuri, que é interpretada pela belíssima e excelente atriz chinesa Ziyi Zhang, é emocionante em todos os aspectos, desde o sofrimento pelo que passa, a sua inocência diante das maldades de suas concorrentes. Ken Watanabe de "O último Samurai" também está brilhante como o amor impossível de Sayuri, representando um homem que tem que esconder seus sentimentos em um mundo de mentiras.

O filme além de ter excelentes atuações e uma fotografia maravilhosa, apresenta as gueixas como elas verdadeiramente eram. Não prostitutas, mas mulheres que eram pagas para entreter com arte, música e conversa. Os homens japoneses apreciavam a classe das gueixas que levavam anos para serem treinadas e o encontro raramente levava ao sexo. Um filme artístico que mostra o sofrimento de uma classe de mistério e charme que até hoje continua a intrigar homens e mulheres.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: