domingo, 18 de maio de 2008

Pulp Fiction


Ficha Técnica:

Pulp Fiction - Tempos de Violência (Pulp Fiction) EUA 1994

Diretor: Quentin Tarantino
Estúdio: A Band Apart

Elenco: John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman, Bruce Willis, Rosana Arquette, Tim Roth


Vincent Vega e Jules Winnfield são dois matadores de aluguel que trabalham para o mafioso Marcellus Wallace. A trama de Pulp Fiction se inicia com Vincent e Jules tentando recuperar uma mala que foi roubada do chefe e que é de extrema importância. Vincent também fica responsável por levar a mulher de Marcellus, Mia, para passear em uma noite que o chefe não está em casa. Do outro lado da cidade, um boxeador é pago para perder uma luta e acaba matando o oponente, sendo forçado a fugir e consequentemente, sendo perseguido. Assim se desenvolve Pulp Fiction. Histórias que aparentemente não tem relação alguma umas com as outras, se cruzam de maneira violenta e irreverente.

Pulp Fiction foi e ainda é considerado uma obra prima do cinema. John Travolta interpreta Vincent e Samuel Jackson, Jules. Ambos estão absolutamente perfeitos no papel, inclusive lhes rendendo duas indicações ao Oscar de melhor ator para Travolta e melhor ator coadjuvante para Jackson. Uma Thurman, conhecida musa do diretor Quentin Tarantino, também encarna bem o papel da mulher de Marcellus, Mia. Os diálogos entre os personagens tem um tom de arte e inteligência, típicos de Tarantino, mas sem serem muito "malucos" como acontece com outros filmes do diretor. A história de Pulp Fiction é interessante e envolvente, prendendo o espectador em cada cena e transformando as rivalidades pessoais em aventuras na vida real. A violência que cerca todas as histórias que se entrelaçam no filme, é tratada também de forma artística e cômica, provocando reflexões e divertindo sem ficar clichê. E clichê é uma palavra que definitivamente não caracteriza Pulp Fiction.

Sem dúvida um filme para ser apreciado por todas as suas características que incluem uma trilha sonora perfeita, atuações espetaculares, diálogos afiados e trama envolvente. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: