sábado, 3 de maio de 2008

Eragon


Ficha técnica:

Eragon (Eragon) EUA 2006
Estúdio: FOX 2000 Pictures

Diretor: Stefen Fangmeier

Elenco: Jeremy Irons, John Malkovich, Robert Carlyle, Ed Speelers, Sienna Guillory


Continuando. Hoje vamos falar de Eragon. Acho interessante começar da primeira vez que vi o trailer do filme. Fiquei super empolgada, animadíssima para assistir. Alguns dos meus amigos falavam que achavam que ia ser ruim e finalmente o filme estreou e fomos assisitir. A surpresa deles foi positiva, a minha negativa.

Eragon conta a história de um garoto camponês que acaba com um ovo de dragão muito raro nas mãos. Apesar de achar que aquilo é uma coincidência, Eragon acaba por descobrir que seu destino era ser um novo Cavaleiro de Dragões, classe há muito extinta na sua terra. Eragon conta com a ajuda de um misterioso contador de histórias interpretado pelo maravilhoso Jeremy Irons para chegar aos Varden, um povo rebelde. O papel do vilão Galbatorix, foi dado ao sempre impecável John Malkovich, mas que neste filme prova que nem mesmo um excelente ator pode consertar um roteiro ruim. O filme é corrido, com um figurino pobre, uma história mal explicada e poucas atuações boas. Jeremy Irons está muito bem no papel, assim como Rachel Weisz, que faz a voz de Safira, a parceira dragão de Eragon. Quando assisti ao filme, achei-o nada mais nada menos do que medíocre, mas vale fazer um comentário. Li os livros, Eragon e Eldest e espero ansiosamente pelo terceiro.

Quando vi o filme novamente, depois da leitura dos livros, percebi que ele é bem menos do que medíocre. Ele simplesmente se aproveitou da, vale dizer, muito bem escrita história do prematuro e brilhante Cristopher Paolini, para criar um filme que é sem dúvida a pior adaptação literária que já vi. A história é modificada em pontos importantes e a personalidade de personagens cruciais como a herbolária Angela (interpretada sem explicação por Joss Stone) e da elfa Arya (interpretada pela belíssima Sienna Guilory) é totalmente modificada para se adaptar ao roteiro ruim. Histórias são cortadas, ambientes modificados e a própria estrutura da trama é prejudicada, não dando margem para consertos.

Os roteiristas de Eragon encaram agora um enorme desafio: dar continuidade a história da trilogia, tapando os buracos imensos feitos na narrativa do primeiro longa. É esperar para ver.
CURIOSIDADES: Fiquei sinceramente impressionada quando li os livros da série Eragon. O americano Cristopher Paolini começou a escrever o primeiro livro da série (Eragon) com apenas 15 anos e aos 21 já publicou dois romances e está finalizando o terceiro (Brisingr) que chega às livrarias no fim do ano. Para quem gosta de histórias fantásticas, vale a pena conferir o livro, MUITO melhor do que o fracasso do filme.
DICAS: Nos últimos dias tenho passado muito tempo vendo os trailers dos filmes tão esperados do ano, como Speed Racer, Nárnia e Indiana Jones. Quem quiser dar uma olhada em diversos trailers com boa qualidade e muita variedade é so acessar www.apple.com/trailers.
É isso aí. Fico por aqui hoje.
Até breve.

Nenhum comentário: