domingo, 25 de maio de 2008

Batman Begins


Ficha Técnica:

Batman Begins (Batman Begins) EUA 2005

Diretor: Christopher Nolan

Estúdio: Warner Bros Pictures

Elenco: Christian Bale, Morgan Freeman, Michael Cane, Katie Holmes, Liam Neesom, Gary Oldman


Quase as vésperas da estréia do novo Batman - The Dark Knight, vamos falar um pouco do primeiro filme da (pode-se dizer) nova séria do cavaleiro das trevas.

Batman Begins explora as origens do conhecido herói da DC Comics, Batman. Ao contrário dos predecessores (Batman e Robin, Batman Eternamente e etc) o filme se concentra principalmente nas razões que transformaram o bilionário Bruce Wayne no justiceiro mascarado. Depois de sua queda em um poço onde passou algumas horas cercado de morcegos e da morte dos pais na saída de um teatro, o jovem Bruce vive traumatizado, dominado pelos seus medos. Ele sai então em uma viagem em busca de compreensão, depois de ver sua cidade tomada pela corrupção e pelo crime organizado. Nesta viagem ele conhece um homem que o educa nas artes do combate, o ensina o significado de justiça e o ensina a dominar seus próprios medos. O problema acontece quando a visão destes dois homens difere em relação ao que deve ser feito com Gotham City, cidade natal de Wayne. Bruce retorna então para Gotham, para tentar salvá-la com suas próprias mãos.

Batman Begins segue a onda dos novos filmes de heróis, que debatem origens e razões para esta luta pela justiça. Gotham é uma alusão às cidades modernas, tomadas pela corrupção e infiltradas pelo medo. O filme trabalha a revolta dos cidadãos diante da falta de poder das leis que são sempre ignoradas nos altos escalões da cidade. Além disso, o filme melhorou consideravelmente a imagem do herói, retratado de forma óbvia antigamente, além de sua incômoda estética. Nas palavras do próprio Christian Bale, que interpreta Wayne: "muito obrigado por me livrarem dos mamilos" se referindo a antiga roupa do herói. Katie Holmes está insossa como sempre foi no seriado Dawson's Creek. Já Michael Cane que interpreta Alfred o fiel mordomo e Morgan Freeman que interpreta Lucius Fox estão ao contrário da anterior, brilhantes como sempre foram. A ironia de Freeman está presente assim como o charme irrefutável de Cane. O Comissário Gordon, interpretado por Gary Oldman, é um personagem interessante, pois possui um profundo conhecimento das estruturas de poder da cidade e portanto perdeu as esperanças, mas vê na chegada de Batman, a faísca que pode mudar o sistema e recuperar tudo pelo que ele trabalhou.

Batman Begins dá uma nova visão a um herói tipicamente perfeito. Sempre gosto quando os filmes mostram o lado humano de homens que parecem invencíveis (que era a imagem que se tinha nos antigos filmes) e isso, o longa definitivamente tem. Espero ansiosa pelo segundo filme que trará o vilão clássico Coringa, que ao menos me parece foi muito bem interpretado pelo precocemente falecido Heath Ledger.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: