quinta-feira, 22 de maio de 2008

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull


Ficha Técnica:

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull) EUA 2008

Diretor: Steven Spielberg

Estúdio: Kerner Optical

Elenco: Harrisson Ford, Cate Blanchett, Shia LaBeouf, Karen Allen, Ray Winstone


Finalmente, depois de três anos de anúncios furados e expectativas frustradas, o novo Indiana Jones estreou no Brasil. E devo dizer que a espera valeu!

A trama do quarto filme se desenvolve quando nosso conhecido Indiana se envolve (contra a sua vontade) com a KGB para ajudar uma Coronel um tanto alternativa a desvendar o antigo mistério maia das caveiras de cristal. O especialista no assunto é um antigo colega do Dr. Jones, Dr. Oxley, que desaparece nas mãos da KGB, juntamente com o amor do protagonista de seu primeiro filme, Marion Ravenwood. Quem traz o recado do desaparecimento dos dois companheiros de Jones é um jovem encrenqueiro, Mutt Williams, que é filho de Marion.

Não vou dizer mais nada sobre a história pois temo estragar algumas surpresas. Ao invés disso acho que devo focar no aspecto mais importante e debatido do novo filme: a idade de Harrisson Ford. Basta dizer que para mim, foi simplesmente o quarto filme da série. Não senti o espaço de dezenove anos entre um filme e outro mesmo vendo as rugas de Ford no seu rosto. É impressionante a forma com que o filme preservou o estilo das cenas de ação, dos diálogos, das descobertas e até da expressão dos personagens diante de um novo fato. É desnecessário dizer que o elenco é tão brilhante como era 19 ou 25 anos atrás e as novas adições como a perfeita Cate Blanchett e o sempre cativante Shia LaBeouf dão ainda mais credibilidade a história do aventureiro. Harrisson Ford é Indiana Jones e vice versa. Ele continua apanhando e dando saltos possíveis, mesmo que as histórias que envolvem seus artefatos não sejam tão críveis.

Mas que importa? Os filmes da série já nos trouxeram uma arca que suga seres humanos, um cálice que dá vida eterna e uma civilização que arranca corações das vítimas e O Reino da Caveira de Cristal não é diferente e definitivamente não é menos emocionante. Indiana Jones continua sendo o maior ícone da aventura do cinema e Harrisson Ford continua a ser o homem que dá vida a este personagem tão querido e admirado. Vale dizer que no filme o próprio Indiana envelheceu e é lembrado disso pelo menos três vezes. Mas sua língua sempre afiada está pronta para responder as provocações principalmente do jovem Mutt interpretado por LaBeouf.

Sou fã de Indiana Jones e o novo filme não mudou isso. Pelo contrário, me fez ficar ansiosa para o filme sair em DVD e eu possa completar a trilogia que já tenho. Tirou meu chapéu para Harrisson Ford e Steven Spielberg que mantiveram acesa a chama de um dos maiores heróis da história do cinema. Falo com certeza que amo Indiana Jones como amava quando vi o primeiro filme! Desnecessário dizer que recomendo!


Fico por aqui.

Até breve!

Nenhum comentário: