sábado, 10 de maio de 2008

Speed Racer



Ficha Técnica:

Speed Racer (Speed Racer) EUA 2008

Diretor: Larry e Andy Wachowsky

Estúdio: Warner Bros Pictures

Elenco: Emile Hirsch, Susan Sarandon, John Goodman, Christina Ricci, Mathew Fox.


Falar de Speed Racer vai ser um pouco complicado já que muito do que eu penso do filme foi influenciado pelo quanto o desenho fazia parte da minha vida. Mas vamos lá.

Speed Racer é baseado na série animada da década de 60 que foi considerada o predecessor das animações japonesas que hoje se apresentam tão difundidas no mundo. O filme conta a história de um jovem rapaz, Speed Racer, filho de um fabricante e designer de automóveis, que desde pequeno sonha em correr. Um drama familiar, a morte de seu irmão que também era corredor, perturba os sonhos do rapaz que vê na corrida seu maior talento e sua maior escapatória. O filme por sua vez conta com o enredo de grandes corporações que tentam comprar o rapaz para ter seus carros fabricados por elas, mas como a corrida é um esporte familiar para os Racers, o garoto sempre reluta em tais propostas.

Vamos por partes. A fidelidade ao desenho (como todo o resto) oscila e é muito confusa. O filme é colorido demais chega a dar dor nos olhos e é muito exagerado a princípio. Quando surge a ocasião de um circuito chamado Casa Cristo, o filme ao menos para mim, conserta boa parte dos seus defeitos, a exceção das atuações. Casa Cristo traz a maior parte das pistas originais do desenho, sem as luzes de néon e os efeitos mirabolantes e a emoção da corrida é transmitida com perfeição para o espectador. Aí para mim está o trunfo do filme. A emoção das corridas. Cada salto, curva e manobra é demonstrado com precisão e com a ação que os Irmãos Wachowsky de "Matrix" estão acostumados a demonstrar. É necessário ver as cenas, tanto do Casa Cristo como da grande corrida final o Grand Prix, para entender a sensação de vertigem que temos ao assistir as manobras.

Quanto às atuações, Speed Racer conta com grandes nomes e não impressiona. John Goodman interpreta o pai da família, Pops e está até razoavelmente bom pelo que o papel lhe oferece. Christina Ricci, normalmente uma excelente atriz, está fraca e clichê assim como os diálogos entre o personagem Speed e o homem de negócios interpretado por Roger Allam de "V de vingança". Roger Allam, exatamente como em "V de vingança" é exagerado ao extremo e sua dita maldade não convence. O corredor X interpretado por Mathew Fox da série "Lost" também deixa a desejar e tem falas fracas e sem efeito. Já o garotinho que intepreta o irmão mais novo de Speed, Paulie Litt, é um achado que relembra exatamente o gorduchinho do desenho com seu macaco Chim Chim de estimação.

No geral, considero Speed Racer um bom filme. Os defeitos que julgo piores são gradativamente melhorados e a história também se torna mais convincente e acima de tudo emocionante ao longo do filme. Apesar disso, não me supreenderia se muitas pessoas não gostassem. Mas se você gosta de alta velocidade e muita ação, Speed Racer é uma aposta certa! E está em cartaz nos cinemas! Podem conferir e me digam se estou certa ou errada.
CURIOSIDADES: Alfonso Cuarón esteve ligado à direção do longa-metragem, com Johnny Depp sendo o intérprete de Speed Racer. Keanu Reeves recusou a proposta de interpretar Speed Racer.

NOVIDADES: A Lionsgate Filmes vai lançar um longa sobre o presidente dos EUA, George W. Bush, na véspera das eleições de seu sucessor. O filme entitulado "W" terá a direção de Oliver Stone que está por trás de produções como "Alexandre" e "World Trade Center". A Lionsgate já lançou dois filmes do controverso Michael Moore, que está habituado a dar dores de cabeça no presidente.

Nenhum comentário: