sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Atonement


Ficha Técnica:

Desejo e Reparação (Atonement) EUA 2007

"Joined by love. Separated by fear. Redeemed by hope"

Diretor: Joe Wright

Estúdio: Working Title Films

Elenco: James McAvoy, Keira Knightley, Saoirse Ronan, Romola Garai


Na época da segunda guerra mundial, Briony, uma aspirante a escritora de 13 anos com a imaginação muito fértil, muda o curso da vida de várias pessoas ao acusar o amante secreto da irmã mais velha Cecília de um crime que não cometeu. Briony vê cenas diárias na casa de verão da família e começa a imaginar que talvez o amante Robbie seja um perigoso maníaco sexual, e jura solenemente tê-lo visto cometer um crime, o que provoca sua ida a prisão e posteriormente a guerra, destruindo o amor de Robbie e Cecília.

Desejo e Reparação mostra o lado não inocente de uma menina que ainda não é adulta, mas também não pode ser chamada de criança. Briony não é necessariamente má, e se arrepende muito do que fez, mas ainda assim o faz com facilidade espantosa. Saoirse Ronan, que interpreta a Briony de 13 anos, foi indicada ao Oscar por este papel e ela certamente fez por merecer. De seu olhar ao seu calculado modo de andar pela mansão, Briony é assustadora e absolutamente convincente em todos os seus detalhes. James McAvoy também é uma excelente adição ao filme, e interpreta o amante Robbie que vê sua vida despedaçada por uma mentira de uma menina que ele já adorou quando nova.

Keira Knightley recebeu sua segunda indicação ao Oscar depois de "Orgulho e Preconceito" por este papel de Cecília. A academia que me perdoe, mas já vi todos os filmes de Keira e em nenhum deles ela passou perto de merecer um Oscar. Sua atuação é boa sim em Desejo e Reparação, mas a jovem Saoirse Roman a ofusca com todo o seu esplendor de jovem atriz e Keira (sempre deslumbrante) faz menos do que o papel oferece.

A fotografia do filme também é maravilhosa, junto com a trilha sonora e a força da história. Não é bem um romance, é mais um drama que explora as faces da fraqueza humana, tendo estas a ver com inveja, amor, sexo, mentira ou decepção. O bom conjunto de atores, em especial a jovem Briony, contribui para criar uma história comovente sobre a delicadeza das relações entre as pessoas, e como uma mentira pode modificar milhares de vidas, de forma direta ou não.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: