segunda-feira, 4 de agosto de 2008

The Dark Knight


Ficha Técnica:

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight) EUA 2008

Diretor: Christopher Nolan

Estúdio: Warner Bros Pictures

Elenco: Christian Bale, Maggie Gyllenhaal, Aaron Eckhart, Heath Ledger, Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine


Depois de surgir como o justiceiro que tenta por Gotham de volta nos trilhos, o herói mascarado volta em O Cavaleiro das Trevas, desta vez para combater um mal ainda maior. Enquanto a máfia domina a cidade, o playboy Bruce Wayne se encontra em um dilema pessoal em que não se vê mais como herói, mas como um símbolo que as pessoas não podem confiar porque não podem vê-lo. Atiteticamente a este fato está Harvey Dent, um promotor conhecido como o cavaleiro de branco de Gotham que luta contra os criminosos usando suas próprias armas e que parece ser mais bem sucedido do que o mascarado. Além disso, Dent namora a paixão de Wayne, Rachel, tornando a vida de ambos ainda mais competitiva. Apesar dos problemas pessoais, o Batman é forçado a voltar a ativa quando um psicopata sem escrúpulos que se intitula "O Coringa", descobre suas maiores fraquezas e explora os podres de Gotham ao pedir o sangue do justiceiro em troca da vida de pessoas inocentes.

Como o primeiro "Batman Begins" este novo longa do justiceiro mascarado é baseado no quadrinho do controverso Frank Miller de Sin City e apresente uma versão diferente de Batman. Neste filme, o espectador é levado a sentir na pele o desespero de um homem que tem o peso do mundo sobre seus ombros enquanto tenta lutar com uma mão, e salvar as pessoas que ama com outra. O filme conta com o principal argumento de que nem tudo é perfeito e que mesmo os heróis não tem caráter infalível. Colocado diante de diversas situações, Batman ou Wayne nem sempre conseguem sair ganhando, o que dá ainda mais força a um público já interessado.

Além de conflitos inteligentes que são apresentados de formas diversas, O Cavaleiro das Trevas conta ainda com cenas de ação explosivas, raramente vistas no cinema da maneira que são feitas. O brilho do filme, embora possa parecer tendencioso dizer isso após sua morte, é sem dúvida o ator Heath Ledger que interpreta o arquiinimigo de Batman: Coringa. Ele tem um sadismo e uma crueldade que só poderia ter sido interpretado por atores do calibre de Ledger. O próprio personagem do Coringa possui um charme que horroriza e deslumbra os espectadores. Ele é verdadeiramente um homem sem convicções que mata por prazer, um louco, mas brilhante, o que o torna ainda mais assustador. Nunca este personagem tinha sido trabalhado de maneira tão complexa e completa no cinema.

A substituição de Katie Holmes por Maggie Gyllenhaal, embora seja vítima das críticas por trocarem atores em um mesmo papel, é extremamente feliz. Katie Holmes nunca demonstrou talento algum para sair dos seriados de domingo a tarde e hoje surfa na fama do marido Tom Cruise. Maggie Gyllehaal, como já provou em tantos outros filmes como "Mais Estranho que a Ficção" demonstra mais uma vez talento para fazer papéis mais complexos e dar força aos personagens mais apagados como é o caso de Rachel Dawes.

Outros talentos como os veteranos Gary Oldman, Morgan Freeman e Michael Caine, ajudam a produzir uma história convincente repleta de desafios e tramas complexas que dão força a um longa que não deveria passar de um filme de ação. O único defeito para mim foi o descaso com que trataram o personagem Duas Caras, um dos mais tradicionais vilões do herói de preto.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: