sábado, 9 de agosto de 2008

The Spiderwick Chronicles


Ficha Técnica:

As Crônicas de Spiderwick (The Spiderwick Chronicles) EUA 2008

"Their World is closer than you think"

Diretor: Mark Waters

Estúdio: Paramount Pictures

Elenco: Freddie Highmore, Sarah Bolger, Mary-Louise Parker, Nick Nolte, Martin Short


Os gêmeos Jared e Simon Grace, junto com a irmã Mallory e a mãe, se mudam para uma antiga casa no interior que pertenceu ao tio bisavô dos meninos, Arthur Spiderwick. Lá Jared encontra um cômodo secreto, que guardava o maior tesouro de Spiderwick, um guia de campo para o fantástico mundo a nossa volta. Neste livro, estão registradas todas as descobertas que Spiderwick fez sobre o povo invisível que vive nos arredores da região, a grande maioria criaturas do bem. Porém existe um ogro chamado Mulgarath que mataria para possuir os segredos do povo de qual é inimigo e ao ler o guia, Jared libera a fúria de Mulgarath e deve proteger o livro a qualquer preço, junto com Simon e Mallory.

As Crônicas de Spiderwick segue uma onda recente de filmes como Nárnia ou Ponte para Terabítia, mas como os outros, possui originalidade mesclada aos elementos comuns. Freddie Highmore já pode ser chamado de um veterano do cinema e deu excelentes atuações em "Em Busca da Terra do Nunca" e "Fantástica Fábrica de Chocolate". Agora com 13 anos, Highmore ainda consegue cativar o público com um ar infantil, mas respeitável, como um bom ator da sua idade e encara em Spiderwick o desafio de interpretar gêmeos de personalidades opostas além do dobro de falas. A iniciante Sarah Bolger também impressiona no papel de pouco destaque de Mallory Grace, mas o verdadeiro encanto do filme é o cenário. As criaturas do livro são trazidas à vida de forma impressionante, ora grotescas, ora delicadas, mas sempre cativantes em seus papéis.

O filme é sim feito para crianças, o que não o impede de ser apreciado por adultos. Mas a diretriz principal é de fato infantil, e as lições são atuais, lidando com valores cada vez mais recorrentes na vida das crianças, como o divórcio e as brigas familiares. A magia retratada com perfeição pelo diretor Mark Waters é o diferencial principal de As Crônicas de Spiderwick, que consegue aliar uma equipe impecável de técnicos de computação gráfica com a imaginação inovadora de sua própria mente.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: