segunda-feira, 11 de agosto de 2008

El Laberinto del Fauno


Ficha Técnica:

O Labirinto do Fauno (El Laberinto del Fauno) México/Espanha 2006

What happens when make-believe believes it's real?

Diretor: Guillermo del Toro

Estúdio: Tequila Gang

Elenco: Ivana Baquero, Sergi López, Maribel Verdú, Ariadna Gil, Doug Jones


Na Espanha fascista de Franco em 1944, uma jovem menina chamada Ofelia descobre um brutal, mas fascinante mundo fantástico, onde um fauno revela seu verdadeiro destino: ela é uma princesa desaparecida do mundo subterrâneo, e para voltar junto dos seus ela deve realizar três tarefas antes da lua cheia. Ofelia recebe a ajuda de fadas e um livro que a guia pelos caminhos da casa de campo onde vive com a mãe e o cruel padrasto, o Capitão Vidal.

O Labirinto do Fauno rendeu 3 Oscars e diversos comentários de públicos e críticos do mundo inteiro. E não é por menos. O roteiro é extremamente inovador e deixa o espectador com uma dúvida que até hoje corrói as mentes de quem já assistiu ao filme: o mundo encantado do fauno é verdadeiro, ou Ofelia o inventa para fugir das tristes realidades da guerra? Não importando se é verdadeiro ou não, a trama de Ofelia é suficiente para manter qualquer pessoa agarrada à tela, torcendo por ela e esperando qual a próxima magia ou desafio que o misterioso personagem vai propor.

A menina Ivana Baquero, que interpreta Ofelia é excelente em sua demonstração de inocência e afeto infantil e resiste bravamente a opressão feita pelo capitão Vidal, que por sua vez é retratado com absoluta perfeição por Sergi López. Quando as pessoas sentem vontade de matar o vilão de um filme, é hora de bater palmas de pé para o ator que o interpreta, uma vez que o vilão é considerado muito mais difícil de fazer. Outro grande destaque é o Fauno, que ganha a voz de um ator e a expressão corporal de outro. A combinação parece ter dado certo, pois o personagem é misterioso até o último segundo e não deixa bem claro se suas intenções são boas ou ruins.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: