quinta-feira, 21 de agosto de 2008

The Black Dahlia


Ficha Técnica:

Dália Negra (The Black Dahlia) EUA 2006

"Inspired by the most notorious unsolved crime in California history"

Diretor: Brian de Palma
Estúdio: Universal Pictures
Elenco: Josh Harnett, Scarlet Johansson, Aaron Eckhart, Hilary Swank.


Em 1946, uma dupla de policiais e ex-boxeadores de Los Angeles, Bucky e Lee, arranjam uma luta para levantar a moral e os fundos do departamento. Depois de bem sucedidos, Bucky e Lee são promovidos para detetives de homicídos e criam uma forte amizade e um triângulo amoroso com a namorada de Lee, Kay Lake. Os policias são envolvidos em um caso da morte violenta de uma aspirante a atriz, chamado pela imprensa de Caso Dália Negra e Lee se torna estranhamente obcecado em resolver o crime, deixando de lado rixas passadas e correndo riscos desnecessários. Enquanto isso, Bucky se envolve com Madeleine, a filha de um rico construtor que parece conhecer a atriz morta, e uma verdadeira teia de complexidade e sentimentos passados é revelada diante de seus olhos.

Dália Negra é inspirado nos antigos filmes noir onde um detetive narra a história de forma melancólica, com voz de mafioso da década de setenta. Este estilo podia funcionar na época, mas não é extremamente atraente agora. A narrativa é muito exaustiva e lenta, o que é praticamente pecaminoso em um filme de investigação policial. Quanto mais lento, mais difícil é para o espectador conectar as peças que são apresentadas cena após cena, e o filme se torna uma bagunça cansativa. Josh Harnett é um bom ator, mas é ofuscado pelo brilhante Aaron Eckhart, e o mesmo ocorre com a belíssima Scarlett Johansson, que apesar de excelente atriz em muitos de seus filmes anteriores, vira apenas um acessório perto da forte e imponente Hilary Swank.

O caráter dos personagens é tão raso quanto a história e cai frequentemente em clichês utilizados em filmes antigos.

O detetive assombrado pelo passado, a mulher perigosa, a mulher inocente, o herói defensor da verdade, tudo isso está presente em Dália Negra. Mas de forma cansativa e pouco aprofundada. Brian de Palma é um bom diretor, mas nem sempre com bons filmes, e um verdadeiro fã dos clichês cinematográficos. Ele dirigiu o lendário "Scarface", o terrível "Femme Fatale" e o questionável "Missão Impossível". É impossível traçar um padrão para suas obras, assim como é impossível definir se seus filmes trarão lucro e satisfação, ou apenas críticas negativas.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: