sábado, 27 de setembro de 2008

Eagle Eye


Ficha Técnica:

Controle Absoluto (Eagle Eye) EUA 2008
"If you want to live, you will obey"

Diretor: D.J Caruso
Estúdio: DreamWorks SKG

Elenco: Shia LaBeouf, Michelle Monaghan, Rosario Dawson, Billy Bob Thornton.


Jerry Shaw e Rachel Holloman são dois estranhos, cidadãos comuns que se vêem jogados no meio de uma disputa de poder inimaginável, ao receberem uma ligação misteriosa de uma mulher que os ameaça e os ordena fazer tudo que manda. Jerry e Rachel são monitorados através de telefones, pagers, câmeras de segurança ou qualquer outro objeto tecnológico do dia a dia com o qual tem contato e as tarefas que são forçados a realizarem para a mulher misteriosa vão ficando cada vez mais perigosas e próximas da alta cadeia de poder dos Estados Unidos. Enquanto tentam descobrir o que está acontecendo, são perseguidos pelo agente do FBI Thomas Morgan e a oficial da Marinha Zoe Perez.

Controle Absoluto começa em ritmo lento, mas não demora minutos para assumir a aceleração que o acompanhará durante cada segundo seguido. O espectador é jogado em perseguições de carro, missões suicidas, explosões, conspirações e muita gritaria enquanto roe as unhas de aflição pelo destino de Jerry e Rachel, escolhidos do acaso para um golpe de poder imenso. O filme em si é aflitivo, mas completamente inacreditável. Por diversas vezes ele foge de proporção, dando uma sensação inevitável de incredulidade no espectador. Apesar disso, a trama é extremamente atual: em uma era onde tudo é digital, já é preocupação crescente nas discussões sobre direitos humanos, até que ponto somos controlados, escravos dos computadores e da tecnologia feita para nos ajudar. O filme alia a discussão da tecnologia, com a guerra contra o terrorismo: como estes dois mundos podem culminar em uma nação (americana claro) amedrontada? Somente por estes dois fatores que Controle Absoluto escapa de ser mais um filme de ação com idéias mirabolantes.

Embora eu goste de Shia LABeouf, sou forçada a admitir que o rapaz não possui muita versatilidade. Já trabalhou em diversos projetos, e em todos é o mesmo garoto confuso e levemente abestalhado, mas com incríveis dotes para herói por acidente. Michelle Monaghan está tão boa quanto possível, mas os dois melhores atores são Rosario Dawson (Zoe Perez) e o veterano ex marido de Angelina Jolie Billy Bob Thornton (Agente Thomas Morgan). Controle Absoluto tem muitos defeitos, mas felizmente a qualidade da história e a boa direção do pouco conhecido D.J Caruso, lhes dão a qualidade necessária para um thriller divertido e que deixa os espectadores mais atentos pensando.


NOVIDADES: As coisas não vão bem para o cinema americano. O esperado Tintin foi cancelado por ter um custo alto demais, devido à crise na bolsa. Além disso, Watchmen (estréia prevista para 2009) e O Hobbit estão enfrentando processos e risco de cancelamento. Neste segundo que ainda está sendo iniciado, o filho do escritor J.R.R Tolkien está exigindo que o livro não seja adaptado para as telonas. Christopher Tolkien, que não viu Senhor dos Anéis e não gostou, entrou na justiça para cancelar as filmagens.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: