terça-feira, 9 de setembro de 2008

Enemy at the Gates


Ficha Técnica:

Círculo de Fogo (Enemy at the Gates) EUA 2001

"A battle between two nations became a conflict between two men"

Diretor: Jean-Jacques Annaud

Estúdio: Paramount Pictures
Elenco: Jude Law, Joseph Fiennes, Ed Harris, Rachel Weisz


Na batalha de Stalingrado na segunda guerra mundial, o atirador de elite russo Vassili Zaitsev mata os alemães um por um, desmoralizando-os, enquanto é transformado em herói pelo amigo escritor Danilov. Danilov e Zaitsev se apaixonam pela mesma mulher, Tanya, e enquanto brigam pelo seu amor, o habilidoso major alemão Konig, que também é atirador de elite, vem destruir Vassili e dar forças aos seus exércitos. Tem início então uma inescrupulosa e furiosa batalha entre dois homens defendendo suas respectivas nações.

Círculo de Fogo ainda é para mim um dos melhores filmes de guerra já feitos. A perspectiva de atiradores de elite é muito pouco explorada no cinema e a guerra vista sob os olhos de dois homens com noções diferentes do certo e do errado torna a trama muito mais interessante. O filme explora o melhor do brilhante elenco: Jude Law interpreta o confuso e sujo Vassili Zaitsev, um homem talentoso mas desiludido, ao contrário de Danilov, interpretado por Joseph Fiennes, que é um homem patriota e que exalta os feitos da Rússia na guerra. Mais um poeta do que um soldado. Ed Harris é o obstinado e inescrupuloso oficial alemão Konig, que está, como Zaitsev, mais preocupado com seu orgulho pessoal do que com a defesa da Alemanha. Rachel Weisz é o oposto de uma mocinha jogada na guerra, e apresenta sem ser muito irreal, uma mulher forte, apaixonada e acima de tudo mais corajosa do que muitos dos soldados.

Com efeitos visuais brilhantes, um elenco na melhor forma, uma trama incomum e ritmo acelerado e tenso, Círculo de Fogo é uma aposta certa para os amantes de ação ou de filmes históricos.


Fico por aqui hoje!

Até breve!


Nenhum comentário: