quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mr. Bean's Holiday


Ficha Técnica:

Férias de Mr. Bean (Mr. Bean's Holiday) UK 2007

"Disaster has a passport"

Diretor: Steve Bendelack

Estúdio: Universal Pictures

Elenco: Rowan Atkinson, Willem Dafoe, Emma de Caunes, Max Baldry


O notório persoanagem inglês está de volta nesta divertida aventura. Mr. Bean ganha, em uma rifa de igreja, uma passagem para Cannes, na França, e uma câmera filmadora. Desastrado como sempre, o homem comete erros inimagináveis e acaba sendo responsável por separar o filho de um famoso crítico de cinema de seu pai. Como ambos precisam ir a Cannes, Mr. Bean e o jovem rapaz se unem em uma aventura cômica e inesperada, lutando contra as adversidades e sendo ajudados pela bela atriz francesa Sabine.

Particularmente, embora ache Rowan Atkinson um dos atores mais engraçados da atualidade, eu não gosto do seriado inglês Mr. Bean. Mas o filme dá um novo olhar, mais crítico e mais atento ao abestalhado personagem. O documentário, típico de turistas que filmam tudo, que Mr. Bean faz de sua tortuosa viagem, rende ainda mais risadas para o público deliciado, mas aflito em presenciar as desaventuras do palhaço. O incrível sobre Atkinson é que ele consegue, sozinho, com a ajuda de apenas alguns objetos, lançar a platéia num mar de riso interminável, e que nada tem a ver com o costumeiro besteirol americano. Os ingleses já provaram através do infame grupo Monty Python, que tem mais classe do que os "ianques" e voltam com o humor inteligentemente inocente em As Férias de Mr.Bean. O personagem gera uma simpatia imediata do espectador, que embora ria de suas desagradáveis situações, torce para que ele , depois de muitas e muitas volta, atinja o seu objetivo.

O filme faz também uma crítica ferrenha ao popular Festival de Cannes, famoso por premiar filmes que o grande público jura não compreender. O papel controverso de Willem Dafoe é o do diretor Carson Clay, que realiza mais uma destas produções sem pé nem cabeça e que espera conquistar Cannes com a falsa inteligência no melhor estilo A nova roupa do rei. A espontaneidade e sinceridade do fracassado Mr. Bean se provam então mais interessantes do que a arrogância do bem sucedido diretor. Atkinson conquista o público com suas caras e bocas e o diretor conquista a crítica com uma visão menos "idiota" do ídolo inglês da boa comédia!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: