quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Minority Report


Ficha Técnica:

Minority Report - A Nova Lei (Minority Report) EUA 2002

"What would you do if you were accused of a murder you had not commited... yet?"

Diretor: Steven Spielberg

Estúdio: Twentieh Century Fox Film Corporation

Elenco: Tom Cruise, Colin Farrel, Max Von Sydow, Kathryn Morris, Samantha Morton.


John Anderton é um policial assombrado pela morte do filho. Anderton trabalha no programa chamado pré-crime, onde três pessoas com dons paranormais conhecidas como pre-cogs, prevêem assassinatos antes que estes ocorram, e os bandidos são presos antes que uma vida possa ser tirada. Anderton confia cem por cento no sistema, até que um dia, os pre-cogs veem um assassinato cometido por ele e o policial se vê forçado a iniciar uma fuga por uma vítima que ele não conhece. John inicia uma investigação, apenas para descobrir que o pré-crime pode ser tão falho quanto qualquer outro sistema.

Minority Report é absolutamente brilhante em seu roteiro e na execução. A história é cem por cento original, surpreendente e muito questionável do ponto de vista ético. É justo prender alguém pela simples intenção de matar? Este é o argumento que o veteraníssimo diretor Steven Spielberg utiliza para manter o espectador interessado no destino do homem que se torna vítima do sistema que sempre defendeu. Uma série de acontecimento que parece não ter ligação alguma pode culminar em um assassinato, com ou sem motivos. Agatha, a pre cog mais forte, sofre com seu dom e procura de todas as formas salvar Anderton do inevitável acontecimento.

Qualquer evento que dependa do tempo tende a deixar o espectador confuso. O fato de Anderton saber que iria cometer um assassinato é o que, no fim das contas, o leva de encontro a sua vítima. Isso dá a idéia de que nossa vida já está traçada, só precisamos passar por ela, gerando um sentimento de impotência. Mas a personagem intepretada pela brilhante Samantha Morton, Agatha, mostra a Anderton que os humanos são seres livres e que o destino e o futuro não os impedem de fazer escolhas certas. Tom Cruise está bem no papel de Anderton, mas nada que lhe renda uma indicação ao Oscar, e o (pessoalmente) antipático Colin Farrel, brilha como sempre no papel do policial que lidera a perseguição de Anderton e que não acredita no sistema do pré crime nem por um segundo.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: