segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Hauru No Ugoko Shiro


Ficha Técnica:

O Castelo Animado (Hauru no Ugoko Shiro) Japão 2004

Diretor: Hayao Myazaki

Estúdio: Dentsu Music and Entertainment

Elenco: Chieko Baisho, Takuya Kimura, Daijiro Harada, Akihiro Miwa


Sofi é uma vendedora de chapéus simples e honesta que vive em uma cidade assombrada pelos rumores de um feiticeiro que rouba o coração das mulheres para comê-los. Quando uma bruxa transforma a jovem bonita em uma senhora velha e feia, a única esperança para Sofi é procurar a ajuda do temido mago Hauru e seus companheiros, em um estranho castelo que se movimenta. Sofi irá logo descobrir que Hauru é um homem misterioso, com muito mais segredos do que ela jamais imaginou.

Castelo Animado mostra mais uma vez a imaginação do genial diretor japonês Hayao Myazaki, de "Viagem de Chihiro". Em Castelo Animado, de forma mais leve do que Chihiro, Myazaki realiza um conto de fadas moderno e maduro, com todos os elementos incomuns que ilustram suas histórias e com o habitual charme incompreensível de seus personagens. O mago Hauru, é um homem de mistérios, um homem do bem, que deixa que pensem que ele é cruel. Sofi por sua vez é a garota tímida e sem auto-confiança, que deslumbra Hauru por sua sinceridade e fé na bondade das pessoas. A bruxa que transforma Sofi em uma velha, é uma alusão à personagem do Mágico de Oz e apesar da bondade de Sofi, se irrita com sua aparência.

Como em Chihiro, Sofi passa por uma viagem que a transforma completamente, mas acima de tudo ela é responsável por ensinar a Hauru que nem tudo deve ser como ele deseja, e como uma dama, ela o educa e o faz se apaixonar por ela. Uma história de amor tão inconvencional como as belas paisagens e o estilo impecável de Hayao Myazaki, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de melhor animação, além de outros prêmios e elogios da crítica mundial que consideraram o filme uma obra prima.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: