domingo, 1 de junho de 2008

The Chronicles of Narnia: Prince Caspian


Ficha Técnica:

As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (The Chronicles of Narnia: Prince Caspian)

Diretor: Andrew Adamson

Estúdio: Walt Disney Pictures

Elenco: Ben Barnes, Anna Popplewel, Georgie Henley, Skandar Keynes, William Moseley


Até que gostaria de ter falado um pouco de O Leão, a Feiticeira e o Guarda Roupa (o primeiro filme de Nárnia) antes, mas nao tendo sido possível vou contextualizar brevemente. No primeiro filme da série baseada nos sete livros de C.S. Lewis, As Crônicas de Nárnia, quatro irmãos ingleses são transportados a um reino mágico, de onde descobrem serem os futuros reis e rainhas, depois de travarem batalhas com forças malignas. Neste segundo filme, os irmãos Pevensie são chamados de volta a Nárnia por um príncipe refugiado das terras vizinhas, Caspian. Juntos, eles devem lutar contra o tio de Caspian, que quer o sobrinho morto para ter direitos sobre o trono e cuja nação, Telmar, dizimou as criaturas mágicas de Nárnia e os mantém sobre constante vigilância.

C.S Lewis é junto com Tolkien meu autor preferido. E Nárnia é sua obra prima. Desnecessário dizer que os filmes não chegam perto de traduzir toda a beleza e magia dos livros de Lewis, mas isso não quer dizer que não sejam excelentes. Já ouvi mais de uma vez "Ué, mas Nárnia não é pra crianças?" Eu responderia que não embora compreendesse quem pensa de forma diferente. O primeiro filme é mais infantil que o segundo, mas é igualmente brilhante. As crianças de Nárnia ao contrário dos atores mirins de filmes como Harry Potter, transmitem maturidade e ao mesmo tempo inocência para o espectador.

A surpresa maior para mim foi o personagem Edmund. Tratado nos filmes como típico assistente de herói, Edmund impressiona muito mais que Peter e Caspian que são os mais bonitos, mais fortes e principais. Edmund luta melhor, é melhor ator, tem os diálogos mais interessantes e o ar mais convincente. Caspian é bom também, mas talvez certinho demais para uma guerra e Peter sofre tantos conflitos internos que se perde no filme. A menina Georgie Henley que interpreta Lucy, a mais nova, está adorável e corajosa como no primeiro e é o maior trunfo do filme. Sua irmã, Susan (Anna Popplewel) melhorou consideravelmente do primeiro filme e está mais adulta, mais treinada e simplesmente perfeita nas cenas de combate.

O enredo do novo filme está melhor, os atores amadureceram e as cenas de luta são espetaculares sem serem exageradas. Sou fã de Nárnia (agora mais ainda) e aguardo ansiosa para os próximos filmes!


CURIOSIDADES: Bem para quem não sabe, Nárnia é composta de sete livros. O primeiro filme da série é o segundo livro. E o segundo (Principe Caspian) é o quarto. Na verdade creio que o estúdio tenha escolhido os livros onde os irmãos Pevensie aparecem e estes são somente quatro. Em cada livro, crianças diferentes vivem aventuras e no último, TODAS a exceção de Susan voltam a Nárnia juntas. Quem gosta de ler, não perca a oportunidade de ler os sete livros!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: