segunda-feira, 30 de junho de 2008

1408


Ficha Técnica:

1408 (1408) EUA 2007

Diretor: Mikael Hafström

Estúdio: Dimension Films

Elenco: Jonh Cusack, Samuel L. Jackson, Tony Shalhoub, Mary McCormack


Mike Enslin é um investigador de eventos paranormais em estabelecimentos dos Estados Unidos, mas suas buscas são constantemente frustradas pelas fraudes que descobre e Enslin se torna incrédulo e desapontado por nunca ter verdadeiramente presenciado um evento paranormal. Uma dica porém, acaba por levá-lo ao hotel Dolphin, que ao contrário de todos os outros que investiga, procura esconder sua maior vergonha, um quarto de número 1408 que é a degraça e o medo do hotel. Enslin é atraído por este lugar e contra todas as recomendações do proprietário Gerald Olin, resolver se hospedar no quarto, apenas para decobrir que os rumores eram verdadeiros.

1408 é baseado em um livro do mestre do suspense Stephen King, que tem o hábito de tornar objetos inanimados em coisas verdadeiramente terríveis, como acontece em "Rose Red" onde uma casa é responsável por assassinatos. De todos que já vi, 1408 é de longe o mais assustador e agonizante das adaptações de suas obras. O filme deixa o espectador absolutamente sem fôlego, com cenas aflitivas que não dependem da existência de monstros ou assombrações. Como o próprio protagonista diz, quartos de hotel são naturalmente horripilantes e 1408 comprova essa teoria, especialmente por já ter presenciado diversas mortes. Cusack não sai muito de seus papéis normais, mas felizmente a personalidade de Mike Enslin é perfeita para o ator e seu desespero é absolutamente genuíno e convincente.

Filmes como 1408 provam que o gênero de suspense e terror pode ser feito sem perder o bom gosto como acontece com "Jogos Mortais". O terror não depende de violência sem sentido ou de sangue exagerado e são os bons filmes que provam isso para nós. Não uma aposta certa para todos, mas sem dúvida uma excelente escolha para os fãs do gênero!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: