sábado, 21 de junho de 2008

Little Miss Sunshine


Ficha Técnica:

Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine) EUA 2006

Diretores: Jonathan Dayton e Valerie Faris

Estúdio: Big Beach Films
Elenco: Toni Collete, Steve Carell, Paul Dano, Abigail Breslin, Greg Kinnear, Alan Arkin.


Uma família extremamente problemática vê em um concurso de beleza infantil, a única chance de buscar a felicidade de um de seus membros, a menina mais nova Oliver. Com o pouco dinheiro que tem, eles viajam para a Califórnia em uma Kombi velha que literalmente precisa de um empurrão, para participar do concurso Pequena Miss Sunshine. Uma série de eventos que ocorrem durante a longa viagem, faz cada membro da família questionar seus próprios valores, enquanto a pequena Oliver aguarda pacientemente.

Pequena Miss Sunshine é um filme barato. E isso não é ruim. Mas isso torna ele um filme absolutamente dependente de seus atores, uma vez que ele é quase que completamente passado dentro de uma Kombi em movimento. Transformar situações cotidianas que raramente fogem do ordinário em algo que captura a atenção não é uma tarefa fácil. Mas o filme é bem escrito e os atores interpretam seus papéis com perfeição. A produção conta com grandes nomes como Toni Colette e Steve Carell e antes de assistir ao filme ouvi diversos comentários que diziam que a menina Oliver (Abigail Breslin) era a melhor coisa de Pequena Miss Sunshine. Reconheço o talento de Breslin, não só por esta produção, mas por outras, mas não concordo que ela é a melhor. E devo dizer que embora Steve Carell seja a SEGUNDA melhor coisa do filme, o que realmente me impressionou foi o menor nome na capa do filme Paul Dano. O garoto representa um menino que fez um voto de silêncio e odeia a vida, como muitos dos jovens de hoje. Mas mesmo sem falar em quase todo o filme, Paul Dano consegue representar muito melhor suas emoções, através apenas de olhares e linguagem corporal. Para mim, em todas as cenas que ele aparece, a atenção do espectador vai diretamente para ele, e impressiona cada vez mais.

Embora Pequena Miss Sunshine tenha cenas engraçadas, o filme não é de comédia. É um drama, e um bom drama sem ser apelativo demais. O que acontece com a família é uma enorme junção de circunstâncias que os fazem questionar a justiça da vida, mas para apenas descobrirem depois que enquanto estiverem juntos, ainda existe alguma coisa para se agradecer.


CURIOSIDADES: Pequena Miss Sunshine foi indicado a 4 Oscars e ganhou dois. Uma destas indicações foi de melhor atriz coadjuvante para Abigail Breslin. Além do Oscar, o filme foi indicado para 46 outras categorias e ganhou 41 prêmios.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: