quarta-feira, 4 de junho de 2008

The Last Samurai


Ficha Técnica:

O Último Samurai (The Last Samurai) EUA 2003

Diretor: Edward Zwick

Estúdio: Warner Bros Company

Elenco: Tom Cruise, Ken Watanabe, Billy Connolly, Timothy Spall, Masato Harada, Koyuki.


Um sobrevivente da famosa batalha (ou massacre) de Little Bighorn, Capitão Nathan Algren, é contratado para treinar um exército japonês que irá guerrear contra os samurais, guerreiros do Japão feudal. A história acontece durante a Era Meiji, onde o Japão estava em conflito entre se modernizar e deixar a civilização ocidental interferir ou permanecer com as tradições antigas, como a dos samurais. Em um primeiro e precipitado ataque contra os guerreiros feudais, o exército japonês é derrotado e Nathan é levado para viver em cativeiro com os samurais. Lá ele estuda a origem e o estilo de vida dos guerreiros que outrora foram chamados de selvagens e aprende o significado da honra, da lealdade e do serviço.

Tudo bem, Tom Cruise (Nathan Algren) não poderia aprender a lutar como um samurai que passa a vida aprendendo as artes da espada no tempo que ele aprendeu, mas são pequenos deslizes que estamos prontos a aceitar em nome do bem maior de Hollywood. Afora este pequeno fato, O Último Samurai é um filme absolutamente brilhante e devo acrescentar, com uma fotografia de tirar o fôlego, mostrando o melhor do país nipônico. Tom Cruise pode ser galã, mas nem por isso deixa de ser bom ator. Ken Watanabe, que já participou de inúmeras produções de sucesso como "Memórias de uma Gueixa", "Cartas de Iwo Jima" e "Batman Begins", é perfeito para o papel do samurai honroso ávido por aprender sobre seu adversário; Katsumoto.

O filme traz uma lição de vida sobre o preconceito e sobre as dores da guerra que assombram o capitão Algren. Com os samurais, ele aprende a ser cuidadoso, a lutar com arte e a executar cada tarefa do seu dia com perfeição e embora os japoneses tenham fama de ser um tanto sistemáticos, lições tiradas do mundo dos samurais são extremamente necessárias nos dias de hoje e não há nenhuma classe guerreira no mundo que lutasse com o espírito de batalha dos samurais.

O Último Samurai traz excelentes atores mesmo nos menores papéis, uma fotografia maravilhosa, uma história interessante e cenas de ação aliadas com maestria à arte delicada dos japoneses. Uma aposta certa para qualquer pessoa que queira assistir a um bom filme!


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: