terça-feira, 10 de junho de 2008

Charlie and the Chocolate Factory


Ficha Técnica:

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory) EUA 2005

Diretor: Tim Burton

Estúdio: Warner Bros Pictures

Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham-Carter, Freddie Highmore, David Kelly, Deep Roy, Christopher Lee.


A Fantástica Fábrica de Chocolate, remake do filme de Mel Stuart de 1971, conta a história de Charlie, um menino simples e de bom coração que vê uma oportunidade imperdível ao ser um dos ganhadores do bilhete de ouro do doceiro mais famoso do mundo, Willy Wonka. O bilhete, dá direito a um dia de visita acompanhado por um responsável, tendo como guia o próprio misterioso e controverso Wonka e ao fim deste dia será dado a uma das crianças um presente especial.

A Fantástica Fábrica de Chocolate é visualmente deslumbrante. Todas as cenas em cores vivas e personagens cômicos foram inspirados nas verdadeiras ilustrações do livro e capturam a imaginação como nunca fora feito antes. Tim Burton (como já mencionei um dos meus diretores preferidos) entendo de imaginação como ninguém mais e não deixa a desejar em cada mínimo detalhe do filme.

O elenco (que Burton gosta de manter) conta com três nomes já presentes em outras produções do diretor: Johnny Depp que interpreta Wonka, Freddie Highmore que interpreta Charlie e Helena Bonham-Carter que interpreta a mãe de Charlie. É claro pela atuação sem falhas dos três, em especial de Depp e Highmore, que Tim Burton sabe escolher os atores de seus filmes, pois ninguém mais poderia ter dado vida ao excêntrico Willy Wonka da maneira com que o (também excêntrico) Johnny Depp o fez. E Highmore já é famoso por seu charme infantil e excelente atuação sem apelar para o "ser bonitinho". Além disso, as crianças que contracenam com Freddie também são excelentes e ofuscam os adultos em muitas das cenas.

Embora o elenco e o visual do filme sejam livres de crítica, o que realmente difrerencia A Fantástica Fábrica de Chocolate de um filme bobo e sem propósito são os ensinamentos que o filme traz para os pais e não para as crianças. O longa mostra as consequências de comportamento comum nos pais modernos que criam seres humanos abomináveis que tem que aprender da pior forma possível. Mimar, incentivar a obsessão por vitória, não cuidar da alimentação e deixar que a criança largue livros e atividades ao ar livre por televisão e videogames o tempo todo são os problemas retratados por cada criança que vai a fábrica. E cada uma delas, sofre as consequencias dessa educação falha, passando por humilhação e derrota.

A Fantástica Fábrica de Chocolate vale por todos estes fatores unidos. A trilha sonora brilhante de Danny Elfman, a direção espetacular de Tim Burton, o brilho individual dos atores, o visual impecável e a história completamente imaginativa, mas pertinente aos valores reais e atuais tornam o longa um must see na lista de qualquer pessoa.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: