quinta-feira, 26 de junho de 2008

El Orfanato


Ficha Técnica:

O Orfanato (El Orfanato) México/Espanha 2007

Diretor: Juan Antonio Bayona

Estúdio: Esta Vivo! Laboratorio de Nuevos Talentos

Elenco: Belén Rueda, Fernando Cayo, Roger Príncep, Montserrat Carulla


Uma mulher resolve levar sua família para morar no antigo orfanato que lhe serviu de lar quando criança e lá ela pretende abrir um novo orfanato para crianças com deficiência física. Os problemas começam quando seu filho, que já tinha amigos imaginários, começa a conversar mais com um novo amigo e sua mãe resolve investigar quem é a criança, apenas para descobrir que ele tem uma forte ligação com o antigo orfanato. Quando seu filho desaparece em uma inocente brincadeira, Laura faz de tudo para tê-lo de volta, indo contra todos os conselhos e seguindo apenas seus instintos e as lembranças que tem do antigo lar.

O Orfanato começa em um ritmo um tanto tedioso e dá pouca impressão de que vai surpreender. Apesar disso, a história é envolvente e o final é interessante e inesperado. Filmes de suspense tem sempre um fator a seu favor em relação aos de terror. Ao invés de concentrarem sua tensão nos fantasmas, ou monstros, eles dedicam a trama à investigação dos elementos sobrenaturais do filme. O Orfanato é deste tipo, apesar de ter cenas altamente dispensáveis, mas que alguns diretores julgam necessárias para chocar.

Mesmo com as qualidades de um bom filme de suspense, O Orfanato não chega a impressionar. O ritmo tedioso acaba por deixar a expectativa baixa e ele é um desses filmes que poderia ter facilmente meia hora a menos de duração. Filmes de suspense muito extensos (ou que parecem muito extensos) exaurem o espectador e dispersam a atenção. Para fãs do gênero porém, vale a pena conferir o filme, mesmo que seja para comparar a produção latina com a americana.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: