sábado, 21 de junho de 2008

Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street


Ficha Técnica:

Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street) EUA 2007

Diretor: Tim Burton

Estúdio: DreamWorks Pictures

Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham-Carter, Timothy Spall, Alan Rickman


Sweeney Todd é baseado no famoso musical da Brodway de mesmo nome. Um homem volta a Londres depois de ficar preso por 15 anos, devido a um golpe de um juiz que desejava se casar com sua esposa. Quando ele retorna, sedento de vingança, descobre que sua filha está na posse do seu maior inimigo e monta uma barbearia na parceria da fabricante de tortas Sra. Lovett. Juntos eles dão início a um negócio sinistro que prospera inesperadamente.

Sem nenhuma intenção de favorecer está aí outro brilhante filme de Tim Burton e novamente com Johnny Depp e Helena Bonham-Carter. Sweeney Todd lembra muito o filme "Lenda do Cavaleiro sem Cabeça" pela quantidade de sangue um tanto destacado na paisagem cinza e bege que ilustra toda a produção. Embora seja de fato violento, o filme não depende do assassinato em si para ilustrar o desejo cego de vingança de Todd. Os atores contribuem muito para este fato, no caso de Depp, seu olhar permanece o mesmo em todo o filme, um olhar que só um excelente ator saberia representar com perfeição e a sempre descabelada Helena Bonham-Carter já representa o papel de uma mulher tranquila e aparentemente inocente, mas que não hesita em matar como se fosse algo cotidiano.

Embora o responsável musical Danny Elfman (outro aliado de Burton) não esteja presente na produção, o musical é impecável. As músicas tem um certo tom de ironia, uma vez que falam de coisas sanguinárias ou de vingança, mas sempre com um ritmo alegre, e os duetos de Carter e Depp apenas reforçam a química perfeita que os atores tem na tela, já vista em outras tantas produções.

Mesmo que tenha adorado Sweeney Todd, sou obrigada a admitir que, como qualquer outro filme um tanto violento ele não seja para todos. Mas o importante é focar na arte que é feita em cada cena e em cada figurino e na impecável atuação de todos os atores, mesmo os que parecem menos importantes.


CURIOSIDADES: Sweeney Todd foi indicado a 3 Oscars este ano e levou um. Além disso ganhou 15 outros prêmios e 25 outras indicações.


Fico por aqui hoje!

Até breve!

Nenhum comentário: